T Ó P I C O : Com finalistas da região de Franca, concurso estadual premia os melhores cafés de São Paulo nesta terça-feira (18)
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.149.639
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Com finalistas da região de Franca, concurso estadual premia os melhores cafés de São Paulo nesta terça-feira (18)
Autor: Leonardo Assad Aoun
68 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 17/11/2025 17:37:20
Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/11/2025 17:11
Com finalistas da região de Franca, concurso estadual premia os melhores cafés de São Paulo nesta terça-feira (18)

Troféus da edição de 2024 (©Gilberto Marques/SAA)
Promovido pela SAA, ‘24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ bateu recorde de participação em 2025
Por Pedro Maia
Editor-chefe
Nesta terça-feira, 18 de novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), através da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), realizará a premiação dos melhores cafés paulistas pelo 24° Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. O ato acontecerá no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) a partir das 8h.
A CATI divulgou quem são os 50 finalistas e suas respectivas cidades, dentre estes, quatro cafeicultores de três cidades da região – ambos na categoria Orgânico. São eles:
-
Agropecuária Minamihara Orgânicos, de Cristais Paulista;
-
Alexandre Henrique Leonel, de Franca;
-
André Luis da Cunha, de Ribeirão Corrente; e
-
Luis Claudio Cunha, de Ribeirão Corrente
O certame recebeu 391 inscrições de 77 municípios. Na Região Administrativa de Franca, além do próprio município, outros 10 participaram do torneio, sendo Batatais, Cristais Paulista, Guará, Jeriquara, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente e São José da Bela Vista. Entre eles, Pedregulho foi a cidade que mais enviou amostras, somando 33. No total, 92 amostras foram enviadas e concorreram nas fases iniciais às categorias Convencional Via Seca, Convencional Via Fermentação e Orgânico.

Detalhes
A edição de 2025 vai premiar os 40 cafés mais bem pontuados da espécie arábica – nas categorias natural, cereja descascado, fermentado e orgânico –, e os dez melhores da espécie canéphora (conilon e robusta). Estão concorrendo 328 cafeicultores, que tiveram 376 amostras selecionadas pela CATI.
Além da CATI, também participam da organização do concurso a Coordenação das Câmaras Setoriais, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio da Apta Regional, do Instituto Biológico (IB-Apta) e do IAC-Apta.
Esta edição é realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Sindicato da Indústria de Café de Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Syngenta, Carmomaq, Kaleido, Bunn e Cropster.
Fonte: Verdade ON
Visualizar |
| Comentar
|


