T Ó P I C O : StoneX estima aumento de 13,5% na safra de café do Brasil em 2026
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.141.739
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
StoneX estima aumento de 13,5% na safra de café do Brasil em 2026
Autor: Leonardo Assad Aoun
50 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 13/11/2025 16:26:26
Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/11/2025 15:52
StoneX estima aumento de 13,5% na safra de café do Brasil em 2026

© Reuters.
SÃO PAULO (Reuters) - A safra 2026/27 de café do Brasil, a ser colhida no ano que vem, foi estimada em 70,7 milhões de sacas, um avanço de 13,5% em relação ao ciclo anterior (2025/26), apontou um relatório da empresa de serviços financeiros StoneX.
"Apesar da recuperação esperada, o volume ainda está abaixo do potencial máximo que poderia ser atingido em condições climáticas ideais", afirmou a StoneX.
A colheita de 2026 no país, maior produtor e exportador global, é considerada importante para recompor estoques, após safras abaixo do potencial nos últimos anos que ajudaram a reduzir as reservas globais.
"Apesar das limitações impostas pelo clima e pelo desgaste do parque cafeeiro, a produção brasileira deverá crescer significativamente, reforçando o papel do país como principal fornecedor global de café", afirmou.
A consultoria estima a produção de café arábica em 47,2 milhões de sacas, aumento anual de 29,3%, enquanto a de canéforas (conilon e robusta) cairá 8,9% para 23,5 milhões de sacas.
A produção em Minas Gerais, principal produtor de arábica do Brasil, deverá crescer em todas as regiões, assim como São Paulo (o segundo no ranking) deverá ver um aumento considerável, de 75,6%, pontuou a StoneX.
O Sul de Minas, maior região cafeeira do país, verá um aumento de 21,1%, para 17,2 milhões de sacas. "Apesar do bom desempenho em várias áreas, o atraso e a irregularidade das chuvas geraram pegamento desigual das floradas, limitando o resultado pleno da safra", disse a StoneX.
Já o avanço em São Paulo é impulsionado pelas áreas que retornam da "safra zero", após podas, e novos plantios, "embora o abortamento de floradas e o clima seco ainda causem preocupação".
A safra 2026/27, segundo a StoneX, refletirá o equilíbrio entre perdas regionais e ganhos em novas áreas plantadas, bem como a recuperação de Rondônia, que cultiva o chamado robusta amazônico.
A produção em Rondônia deverá crescer 32%, para 3,3 milhões de sacas.
No Espírito Santo, por outro lado, a produção de café conilon deverá cair 15%, para 16,3 milhões de sacas.

"Após uma safra recorde em 25/26, o norte do Espírito Santo deve registrar queda... O recuo é atribuído ao manejo estrutural das lavouras, desgaste fisiológico das plantas e pegamento limitado das floradas devido a ventos frios e chuvas no período crítico", indicou o relatório.
Sobre Rondônia, a consultoria citou recuperação das lavouras e clima favorável na florada, assim como expansão das áreas cultivadas e a renovação do parque cafeeiro.
(Por Roberto Samora)
Quais ações você deve considerar em sua próxima negociação?
Investidores de sucesso sabem que é preciso avaliar múltiplos ângulos antes de agir. Os três recursos poderosos do InvestingPro trabalham juntos para dar essa vantagem:
A ProPicks IA opera mais de 80 estratégias de seleção de ações, incluindo Titãs da Tecnologia, que gerou o dobro do retorno do S&P 500 em apenas 18 meses!
O preço-justo combina 17 modelos de valuation para ajudar você a identificar ações caras e oportunidades descontadas.
E o WarrenAI oferece insights instantâneos sobre qualquer ação. Faça perguntas e receba respostas verificadas, com dados em tempo real (diferente do ChatGPT).
Nossos assinantes utilizam os três recursos para identificar ações antes de ganhos de dois dígitos e evitar erros custosos.
E agora com 55% de desconto durante nossa Black November, mesmo que você use apenas um desses recursos, o valor já compensa.
Fonte: Investing.com
Visualizar |
| Comentar
|


