T Ó P I C O : NOTA DE PESAR - Tumoru Sera ( IAPAR )
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.072.408
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
NOTA DE PESAR - Tumoru Sera ( IAPAR )
Autor: Leonardo Assad Aoun
671 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 13/10/2025 17:51:52
Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/10/2025 17:25
Morre pesquisador Tumoru Sera, referência na cafeicultura brasileira
Cientista dedicou cinco décadas à pesquisa e ao desenvolvimento de variedades de café mais resistentes
Tumoru Sera foi responsável pelo desenvolvimento de 13 cultivares de café, que abriram fronteiras para a produção no Paraná, no Brasil e em outros países.
Reprodução: Confea/Faep
Faleceu na manhã desta segunda-feira (13), aos 74 anos, o pesquisador Tumoru Sera, referência nacional e internacional na pesquisa com café. Ele deixa um legado imensurável para a ciência agrícola e para a criação, no Paraná, do maior e mais completo banco genético de café do país.
Mesmo após se aposentar em 2011, Sera continuava atuando como colaborador bolsista do Consórcio Café, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), contribuindo com pesquisas e orientações técnicas. Era também cafeicultor e consultor na área cafeeira.
Natural de Nova Fátima (PR), Tumoru Sera formou-se no Colégio Agrícola Manoel Ribas, em Apucarana, e graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Sera iniciou sua trajetória em 1974 como pesquisador no Iapar (Atualmente Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), onde dedicou décadas ao melhoramento genético do café e à formação de novas gerações de pesquisadores. Reconhecido pela comunidade científica, desenvolveu variedades mais resistentes a doenças e pragas, como a ferrugem, promovendo avanços significativos para a cafeicultura brasileira e contribuindo para a sustentabilidade da produção agrícola.
O consultor em cafeicultura Walter Figueredo destacou que Tumoru Sera “foi um grande pesquisador, que trouxe muitas inovações para a cafeicultura. Um homem que deixa um grande legado”.
Para o engenheiro agrônomo Guilherme Salomão, “é uma grande perda, mas também um legado imensurável para a cafeicultura e a agricultura mundial”, completou.
A professora universitária Liberaci Pascueto afirmou que foi “uma honra conhecê-lo e ter participado com ele do projeto AgroInovatec. Pesquisadores como ele são inspiradores para as novas gerações”, lamentou.
Tumoru Sera recebendo a Menção Honrosa, ao lado do filho, também pesquisador Gustavo Sera, e do deputado Tercílio Turinii, que propôs a homenagem
No ano passado, Tumoru Sera foi homenageado com Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini, pelos 50 anos de dedicação à pesquisa e pelas importantes contribuições à cafeicultura. Ao longo da carreira, foi responsável pelo desenvolvimento de 13 cultivares de café, que abriram fronteiras para a produção no Paraná, no Brasil e em outros países.
“Os estudos, a dedicação e o talento do pesquisador Tumoru Sera representam avanços na produção cafeeira e resultam em benefícios econômicos, sociais e ambientais”, afirmou o deputado. “A cafeicultura pode ser quantificada e qualificada antes e depois das pesquisas do senhor Tumoru Sera. As variedades e os estudos que ele desenvolveu garantiram aumento de produtividade, qualidade da bebida, redução de custos de produção e, o melhor de tudo, mais rentabilidade ao cafeicultor.”
Nos últimos anos, o pesquisador também colaborou com o Museu Histórico de Londrina, participando da recomposição da tradicional plantação de café no jardim do museu, um importante resgate da memória agrícola da cidade. Ainda ontem, o Globo Rural apresentou reportagem com ele sobre como proteger os pés de cafés em época de geada.
O velório será realizado nesta segunda-feira (13/10/2025), a partir das 20h, na Capela do Crematorium Londrina. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (14), às 11h, no mesmo local.
Visualizar |
| Comentar
|