Rede Social do Café

T Ó P I C O : Frequência UFLA traz os detalhes do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.007.818

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Frequência UFLA traz os detalhes do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais


Autor: Leonardo Assad Aoun

47 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/09/2025 11:52:52


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/09/2025 11:57

 

Frequência UFLA traz os detalhes do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

 

Escrito por Karina Mascarenhas/UFLA

Gentileza solicitar descrição da imagem

O Frequência UFLA desta semana recebeu como convidados especiais o coordenador técnico da Emater, Willem Guilherme de Araújo; a engenheira agrônoma Elisa de Melo Castro, coordenadora da Cafesal; e a professora Dalyse Toledo Castanheira, do Departamento de Agricultura da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL/UFLA). O grupo falou sobre a 22ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, cuja primeira fase foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Nesta etapa inicial, foram recebidas cerca de 1.800 amostras de diferentes regiões cafeeiras do estado, submetidas a análises físicas dos grãos. Os produtores concorrem em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. As amostras são classificadas por categoria e por região produtora, com destaque para os cafés do Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A segunda fase do concurso, dedicada à análise sensorial das bebidas, será realizada em novembro, também na UFLA. A cerimônia de encerramento está prevista para dezembro, quando serão anunciados o campeão estadual e os vencedores regionais. Além das premiações principais, serão concedidos reconhecimentos especiais.

Reconhecido como uma das principais vitrines da produção regional, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais evidencia a excelência de grãos que estão entre os mais premiados do Brasil. Em 2025, o evento chega à sua 22ª edição, reforçando a parceria entre a Emater-MG e a UFLA, instituição de referência na avaliação de cafés de qualidade.

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1