Rede Social do Café

T Ó P I C O : CNC - Programa Café Produtor de Água avança com reuniões estratégicas em setembro

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.992.560

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

CNC - Programa Café Produtor de Água avança com reuniões estratégicas em setembro


Autor: Leonardo Assad Aoun

65 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 12/09/2025 12:11:45


Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/09/2025 12:18

 

CNC - Programa Café Produtor de Água avança com reuniões estratégicas em setembro

 

O Programa Café Produtor de Água segue avançando com importantes articulações voltadas à sustentabilidade da cafeicultura brasileira e à conservação dos recursos naturais. Entre os dias 8 e 10 de setembro, encontros presenciais e on-line reuniram dirigentes do Conselho Nacional do Café (CNC), parceiros institucionais e gestores de projetos ambientais para alinhar parcerias, revisar propostas técnicas e dar novos passos em iniciativas ligadas à recuperação ambiental, à gestão hídrica, ao fortalecimento das práticas sustentáveis no campo e à agricultura regenerativa.

Parceria com o Consórcio Cerrado das Águas

No dia 08/09, em Brasília (DF), o presidente do CNC, Silas Brasileiro, recebeu representantes do Consórcio Cerrado das Águas (CCA), incluindo a secretária-executiva Fabiane Sebaio e o assessor Albano Henrique de Araujo. A reunião teve como objetivo discutir uma parceria entre o Programa Café Produtor de Água e as iniciativas do CCA, como o projeto de Paisagens Regenerativas, que entre suas ações visa a recuperação do cerrado, e que pode somar muito com o Programa Café Produtor de Água do CNC.

O CCA reúne mais de mil associados na região do Cerrado Mineiro em projetos nos municípios de Araguari, Patrocínio, Serra do Salitre e Coromandel. Durante o encontro, Fabiane destacou os desafios e particularidades de cada localidade, enquanto Albano Araújo apresentou os arranjos de financiamento em andamento, que contam com apoio de parceiros como Agência Nacional de Águas (ANA), Eletrobras, Nescafé, Starbucks e demais parceiros.

Como encaminhamento, ficou definido um possível Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementação inicial da parceria em duas áreas-piloto: Araguari e Serra do Salitre.

Revisão de PIP’s em Santa Bárbara (MG)

Na manhã do dia 10/09, ocorreu a reunião técnica para revisão dos Projetos Individuais de Propriedade (PIP’s) em fazendas de café localizadas na região da sub-bacia do Córrego Santa Bárbara, em Monte Carmelo (MG). Participaram representantes do CNC, da MontCCer, da ABHA e da empresa Biotane Engenharia Sustentável, responsável pela elaboração dos projetos.

O encontro teve como objetivo avaliar e aperfeiçoar as propostas técnicas para os PIPs dos produtores. Entre os pontos levantados pela Unidade de Gestão de Projetos (UGP), estiveram melhorias nas práticas de cobertura vegetal, contenção hídrica e construção de barraginhas, além de ajustes orçamentários.

Implantação do Programa no Espírito Santo

Ainda no dia 10/09, à tarde, foi realizada reunião sobre a implantação do programa em parceria com o Reflorestar, no Espírito Santo, com participação do CNC, das coopertaivas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul, Sicoob ES, da OCB/ES e da SEAMA. O encontro teve como foco alinhar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ao modelo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da elaboração do plano de trabalho conforme o edital Águas e Paisagens II.

Também foi acordada a realização de uma capacitação técnica em outubro, voltada a pontos focais e equipes de campo, para o uso da plataforma do Programa Reflorestar.

Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, essas reuniões confirmam o compromisso do setor cafeeiro com a agenda ESG. “O Programa Café Produtor de Água é um instrumento fundamental para integrar a produção cafeeira com a preservação ambiental. Essas parcerias ampliam o impacto positivo da cafeicultura na conservação hídrica, na regeneração de paisagens e na melhoria da qualidade de vida de produtores e comunidades”.

Com as iniciativas em andamento em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Programa Café Produtor de Água se consolida como referência em práticas sustentáveis, ampliando sua contribuição para a cafeicultura brasileira e para o enfrentamento às mudanças climáticas.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.brimprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570

Visualizar | |   Comentar     |  



1