Rede Social do Café

T Ó P I C O : PATROCÍNIO RECEBE CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TORRA DE CAFÉS ESPECIAIS

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.922.441

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

PATROCÍNIO RECEBE CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TORRA DE CAFÉS ESPECIAIS


Autor: Leonardo Assad Aoun

86 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 15/08/2025 17:28:47


Leonardo Assad Aoun comentou em: 15/08/2025 17:36

 

PATROCÍNIO RECEBE CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TORRA DE CAFÉS ESPECIAIS

 

PATROCÍNIO RECEBE CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TORRA DE CAFÉS ESPECIAIS

1

A competição acontecerá no CEC Cerrado no domingo (24/08), das 8h às 12h, e será aberta ao público 

A 1ª  edição do Campeonato Internacional de Torra - Brasil e Japão (organizado pela Atilla Torradores e a Cerrad Coffe e Company) acontecerá no domingo (24/08), das 8h às 12h, no CEC Cerrado (Centro de Excelência do Café do Cerrado). 

A disputa reunirá quatro mestres de torra: dois brasileiros (o campeão e a vice-campeã do Torrefação do Ano Brasil 2024, organizado pela Atilla Torradores) e dois japoneses (o campeão e o vice-campeão da competição Torra do Japão 2024 – Road to Brazil, organizada pela Cerrad Coffee e Company).

Os representantes brasileiros são Michael de Alcântara (1º lugar) e Roberta Bazilli ( 2ª colocada) e os da terra do sol nascente são Ishikawa Nene (campeã) e Kazuo Nitta (vice-campeão). Os torradores do Brasil realizarão um treino no CEC Cerrado na sexta (22/08) e os japoneses no sábado (23/08). 

“No Torrefação do Ano Brasil, os mestres apontam a troca de experiências como um dos maiores ganhos, e no Campeonato Internacional não será diferente. Será um intercâmbio de torrefadores com culturas bem distintas, isso é enriquecedor. Patrocínio é a cidade que mais produz café no mundo, o local ideal para sediar esse evento. Com certeza, será a primeira de muitas edições, o propósito da Atilla é valorizar a torra de cafés especiais. Receber os campeões do Japão experimentando os nossos torradores, a  tecnologia brasileira, que é a mais avançada do mundo, além de receber o feedback deles é algo bastante valioso”, salienta Séfora de Paula, diretora de marketing da Atilla Torradores.

Negócios aquecidos

Michael Alcântara comenta sobre a importância de um campeonato. “No ano de 2023, tive minha primeira experiência no Torrefação do Ano, fui finalista, e já em 2024 me tornei campeão. Foi uma experiência gratificante e de muita relevância. Tive oportunidade de competir com grandes torrefações, usufruir e conhecer novas tecnologias e muitas portas se abriram”. 

Roberta Bazilli não esconde a alegria com o evento que está por vir. “Estou animada e honrada de participar e representar nosso país. A minha expectativa é levar em cada curva de torra todo meu amor e paixão pelos cafés especiais. Vamos com tudo, por mim, pelo meu filho Theo, pela minha família, pelos meus antepassados e por todas as mulheres ligadas ao café no Brasil”. 

Sobre os competidores brasileiros 

Michael de Alcântara - Produtor e torrefador de cafés especiais em Piatã (BA), na Chapada Diamantina. Chegou à cidade em 1993, vindo de Salvador, apaixonou-se pelo lugar. Desde então, fez do local sua casa e missão. “Na Fazenda Divino Espírito Santo, cultivamos cerca de 11 hectares com variedades como Catucaí 2SL, Acauã, Obatã, Pacamara, Java e Catuaí 144. Mais de 80% da nossa produção é de cafés especiais, resultado de um trabalho cuidadoso e sustentável”, explica Alcântara.

Há mais de 18 anos é torrador profissional de cafés. Em 2007, abriu sua própria empresa de cafés especiais. “Tenho buscado me aperfeiçoar todos os dias na arte de torrar café”, afirma o torrefador. 

Roberta Bazilli - Produtora de cafés especiais e mestre de torra, representa a quinta geração da família Bazilli, ela tem paixão e técnica refinada. Seu café, fruto da tradição e inovação, já teve a honra de ser servido a dois Papas, Bento XVI e Francisco. À frente do Café Bazilli, Roberta une a força das raízes ao olhar para o futuro, levando à xícara a alma da cafeicultura brasileira.

Campeonato Internacional de Torra
Data: 24/08 (domingo)
Horário: das 8h às 12h
Local: CEC Cerrado (Centro de Excelência do Café do Cerrado)
Entrada: gratuita

Visualizar | |   Comentar     |  



1