T Ó P I C O : Encontro apresenta custos de produção de café e pimenta-do-reino
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.863.543
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Encontro apresenta custos de produção de café e pimenta-do-reino
Autor: Leonardo Assad Aoun
52 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 27/07/2025 21:30:54
Leonardo Assad Aoun comentou em: 27/07/2025 21:50
Encontro apresenta custos de produção de café e pimenta-do-reino
“Circuito do Campo Futuro” será no dia 7 de agosto, em Jaguaré, no Espírito Santo
O segundo encontro do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” será no dia 7 de agosto, em Jaguaré (ES). Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o encontro visa apresentar os custos de produção dos cafés arábica e conilon e pimenta-do-reino.
O evento da região Sudeste será às 9h, no Parque de Exposições Alpheu Sossai, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e do Sindicato Rural de Jaguaré. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site da confederação.
Além de debater os custos de produção das cadeias produtivas, o circuito será uma oportunidade de analisar o impacto desses custos na rentabilidade das lavouras, o manejo e a produtividade das culturas e a agregação de valor e tendências de mercado. A programação também inclui palestras sobre boas práticas no campo e oportunidades de mercado para os cafés arábica e conilon e pimenta-do-reino.
Levantamento de custos
Neste ano, já foram realizados 15 painéis de café das espécies arábica e conilon, em cinco estados diferentes. No Espírito Santo, os levantamentos ocorreram em Jaguaré, Brejetuba e Cachoeiro do Itapemirim. Os painéis apontaram aumento de mais de 23% dos custos de produção em algumas praças.
“Entender o comportamento do mercado, as perspectivas para os próximos anos e estratégias de manejo para agregar valor e reduzir custos é fundamental para mitigar riscos e aumentar a rentabilidade da atividade”, afirmou a assessora técnica da CNA Larissa Mouro.
O levantamento de custos de pimenta-do-reino ocorreu no estado capixaba e apontou margem apertada para o produtor devido ao elevado desembolso para condução da lavoura, puxado principalmente pelo gasto com mão de obra para manejo.
Fonte: Rádio Itatiaia
Visualizar |
| Comentar
|