T Ó P I C O : Com previsão de 42 mil toneladas de grãos, colheita do café atinge 3% no Estado
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.589.173
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Com previsão de 42 mil toneladas de grãos, colheita do café atinge 3% no Estado
Autor: Leonardo Assad Aoun
37 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 24/04/2025 15:18:04
Leonardo Assad Aoun comentou em: 24/04/2025 15:13
Com previsão de 42 mil toneladas de grãos, colheita do café atinge 3% no Estado
Por Cristiano Monteiro Martinez
Os cafezais paranaenses estão em atividade nesse início de colheita. Segundo o boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), o trabalho atingiu 3% da área produtiva no Estado. Até o fim do período, a expectativa é de extrair 42 mil toneladas de grãos beneficiados em 25,5 mil hectares do parque cafeeiro.
Segundo o documento, as condições das lavouras são boas em sua maioria (93% da área). Apesar disso, há preocupações com os efeitos das ondas de calor e dos volumes baixos de chuvas registrados recentemente.
“A safra de café é ansiosamente esperada pelos produtores nesse ano, em virtude dos bons preços praticados no mercado”, diz o boletim preparado por técnicos do Deral.
A saca do produto beneficiado está cotada atualmente em R$ 2.350, que é abaixo das médias registradas em fevereiro e março deste ano, porém superando o dobro da cotação média de abril de 2024 (R$ 1.033,73). “A escalada de preços que perdura nos últimos meses foi benéfica apenas para produtores que tinham produto na entressafra, limitando a lucratividade”.
Assim, o comportamento dos preços a partir de agor deve ser determinante para que os produtores realmente se apropriem da alta observada nos últimos 12 meses.
Brasil
Em todo o Brasil, conforme análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), produtores voltam as atenções ao clima diante da proximidade da colheita de café da safra 2025/26.
Segundo pesquisadores do Cepea, chuvas nesta fase de desenvolvimento do grão são primordiais para uma boa finalização dos enchimentos dos cafés. Muitos agentes consultados pelo Centro de Pesquisas relatam que os grãos ainda não estão no tamanho ideal – a expectativa era que a atual temporada registrasse um percentual mais expressivo de grãos com peneira 17/18.
A colheita do arábica está prevista para começar em meados de maio em Minas Gerais. Quanto ao robusta, análises do Cepea mostram que poucos volumes começaram a ser colhidos no Espírito Santo, maior produtor da variedade, com o ritmo das atividades devendo se intensificar a partir do fim de abril.
Fonte: O Maringá
Visualizar |
| Comentar
|