Rede Social do Café

T Ó P I C O : Embrapa lança Jornada pelo Clima para discutir ciência e agricultura rumo à COP30

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.577.411

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Embrapa lança Jornada pelo Clima para discutir ciência e agricultura rumo à COP30


Autor: Leonardo Assad Aoun

55 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/04/2025 10:46:32


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/04/2025 10:44

 

Embrapa lança Jornada pelo Clima para discutir ciência e agricultura rumo à COP30

 

Embrapa lança Jornada pelo Clima para discutir ciência e agricultura rumo à COP30

Iniciativa busca discutir soluções para a agricultura de baixo carbono e resiliente às mudanças climáticas; programação inclui eventos em todas as regiões do Brasil

No dia 7 de maio, em Brasília (DF), a Embrapa lança a Jornada pelo Clima. Ou seja, uma iniciativa inovadora para discutir soluções para a agricultura de baixo carbono e resiliente às mudanças climáticas. De antemão, a ação busca promover a ciência e as práticas sustentáveis no ano em que o Brasil sedia a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento será realizado no mês de novembro, em Belém (PA).

Primeiramente, a programação da Embrapa inclui eventos em todas as regiões do país, a criação de conteúdo educativo e uma grande exposição durante a COP30. Desde já, o objetivo é fomentar o papel da ciência na construção de um setor agropecuário mais sustentável e adaptado aos desafios ambientais.

Ciência e inovação

Antes de mais nada, a Jornada pelo Clima reflete a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento de sistemas agroalimentares que reduzem a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, que preservam biomas e recursos naturais, como também garantem segurança alimentar e promovem inclusão socioprodutiva.

A iniciativa enfatiza abordagens inovadoras. Como, por exemplo, a bioeconomia e a economia circular. Bem como busca ampliar o acesso a tecnologias sustentáveis por meio de treinamentos, transferência de conhecimento e financiamento climático.

Acima de tudo, os princípios e as ações da Jornada compõem a página especial, clicando aqui, que será alimentada durante todo o ano. O portal ainda contará com vídeos, materiais educativos e vitrine virtual de tecnologias.

Jornada pelo Clima

O pontapé inicial da Jornada será o circuito “Diálogos pelo Clima”, composto por sete eventos em diferentes biomas brasileiros. Aliás, as reuniões contarão com especialistas, representantes de governos, universidades, ONGs e setor produtivo.

Na oportunidade, os participantes vão debater os desafios e oportunidades da agropecuária frente às mudanças climáticas. Sobretudo, as contribuições desses encontros serão consolidadas em um documento para subsidiar a formulação de políticas públicas. E também apoiar os negociadores brasileiros na COP30.

O primeiro passo busca dar visibilidade e reunir informações sobre a diversidade da agropecuária brasileira. Todavia, a iniciativa abrange desde pequenos produtores familiares, povos e comunidades tradicionais indo até grandes empreendimentos agrícolas. Dessa forma, demonstrando a riqueza e a pluralidade do setor.   

Mudanças climáticas

“A Embrapa tem a ciência como sua principal ferramenta para enfrentar os desafios das mudanças climáticas na agricultura. Por isso, eventos como os Diálogos pelo Clima são fundamentais. Eles criam espaços de discussão qualificada. Assim, reunindo governo, setor produtivo, academia e sociedade para debater soluções sustentáveis para cada bioma brasileiro. Essa abordagem territorializada fortalece a construção de estratégias eficazes e alinhadas a realidades locais”, ressalta a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

Ademais, a presidente da Embrapa convoca a participação de instituições parceira e entidades nos debates da Jornada pelo Clima.

“Contamos com a participação ativa de instituições parceiras e entidades representativas da sociedade nos debates. De modo a contribuir para políticas públicas e ações concretas que garantam a segurança alimentar e a resiliência do setor agropecuário diante das mudanças do clima”, conclui.

Conteúdos em debates

Em síntese, soluções já amplamente adotadas na agricultura brasileira, como o sistema plantio direto e a fixação biológica de nitrogênio, farão parte dos conteúdos da Jornada. Afinal, elas estarão intercaladas com tecnologias mais recentes e de potencial disruptivo. Como novos bioinsumos que aumentam a resiliência de plantas e animais.

Inclusive, temas como protocolos de agricultura de baixo carbono, uso de sensores e inteligência artificial e técnicas para restauração florestal de áreas degradadas.

Em conclusão, a Jornada pelo Clima é realizada com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ao qual a Embrapa é vinculada. E conta com o apoio de empresas patrocinadoras e de outras instituições públicas e privadas.

Confira o cronograma de eventos

  • 7 de maio – Brasília (DF) – Larga oficial da Jornada
  • 26 de maio – Cuiabá (MT) – Cerrado
  • 11 de junho – Corumbá (MS) – Pantanal
  • 2 de julho – Manaus (AM) – Amazônia
  • 6 de agosto – Porto Alegre (RS) – Pampa
  • 17 de setembro – Fortaleza (CE) – Caatinga
  • 8 de outubro – São Paulo (SP) – Mata Atlântica

Fonte: Hub do Café

Visualizar | |   Comentar     |  



1