Rede Social do Café

T Ó P I C O : Lançamento literário explora histórias do café e reflexões sobre educação

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.272.770

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Lançamento literário explora histórias do café e reflexões sobre educação


Autor: Leonardo Assad Aoun

82 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 28/11/2024 17:27:22


Leonardo Assad Aoun comentou em: 28/11/2024 17:37

 

Lançamento literário explora histórias do café e reflexões sobre educação

 

As obras dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto serão lançadas no dia 29/11, sexta-feira, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, com entrada gratuita

Por Ana Clara Casotti*/Jornal da USP

Imagem com capas de dois livros. A capa da esquerda é vermelha com um mapa dourado. A imagem da direita tem o fundo preto, com título branco e uma pilha de livros no canto inferior direito.

Capa dos livros – Montagem: Vladimir Tasca – Imagem de fundo: PxHere Creative Commons CC0

Nesta sexta-feira, 29/11, os professores Silvia Maria do Espírito Santo e Cleiton Donizete Corrêa Tereza, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, lançam seus respectivos livros: Os Corredores do Café na Dimensão Virtual: Leitura e Interpretação Social e Educação é Compromisso: Reflexões sobre Escola, Juventudes e Políticas Públicas. O evento será realizado na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

As obras

Os Corredores do Café na Dimensão Virtual: Leitura e Interpretação Social, da professora Silvia Maria do Espírito Santo traz uma análise aprofundada sobre a documentação histórica e as múltiplas dimensões sociais em torno do café. O trabalho, fruto de quase uma década de pesquisa, foi desenvolvido entre 2014 e 2023, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e examina como o café, um dos produtos mais importantes da economia mundial, moldou diversas sociedades ao longo dos séculos.

A investigação se debruça sobre a análise documental do café, considerando sua trajetória histórica desde a origem africana até a comercialização nas regiões euroasiática e sul-americana. A pesquisa, baseada em critérios espaciais, territoriais e regionais, utilizou métodos de extração de termos textuais e leitura arquivística para construir uma análise crítica das sociedades envolvidas na história do café. Nesse contexto, documentos históricos relacionados à produção do café, trabalho escravo e imigrante foram reordenados, evidenciando como o café se tornou um elemento central no desenvolvimento econômico de diversas regiões, ao mesmo tempo que acentuou desigualdades sociais.

Segundo Silvia, o livro se destaca pela aplicação do Método Quadripolar, uma abordagem que integra diferentes perspectivas para analisar fenômenos sociais complexos. No caso do café, esse método foca na forma como o conhecimento sobre o café e suas implicações sociais e econômicas são construídos e interpretados. A pesquisa investiga a economia capitalista e o mercado do café, utilizando documentos de acervos brasileiros, italianos, turcos e portugueses para explorar as múltiplas camadas de significado associadas ao produto. O café emerge tanto como símbolo de riqueza quanto de pobreza, revelando uma história marcada pela exploração do trabalho escravo e imigrante e destacando as profundas desigualdades sociais que acompanharam sua produção e comercialização. Publicado pela Editora Appris, o livro conta com 216 páginas e pode ser adquirido no site da própria editora, pelo valor de R$ 72,00.

Já no livro Educação é Compromisso: Reflexões sobre Escola, Juventudes e Políticas Públicas, escrito pelo professor Cleiton Donizete Corrêa Tereza, o leitor encontrará um conjunto variado de observações e argumentos que envolvem aspectos didáticos e pedagógicos, avaliação de programas educacionais, discussões teóricas, análises teóricas e considerações sobre questões raciais e violência contra as escolas, a partir da emergência de dificuldades reais e cotidianas na educação e na sociedade brasileira.

Segundo Cleiton Corrêa, os textos refletem o esforço da práxis educativa por excelência. O professor ainda diz que “tendo como referência as produções problematizadoras e propositivas que vão da contracultura periférica aos acadêmicos críticos, afirmamos e reforçamos o chamado ‘educação é compromisso’”.

Os textos que compõem o livro, escritos especialmente para o jornal Pensar a Educação em Pauta, para a coluna Cidade das Letras: Literatura e Educação, do jornal Brasil de Fato e para a página da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre 2020 e 2023, dividem-se em três capítulos: compreender, lutar e inspirar.

No primeiro capítulo constam textos focados nas problemáticas vivenciadas na escola, relacionadas às questões sociais e institucionais. Já o segundo capítulo apresenta textos diretamente referentes às análises e disputas políticas que afetam a educação. Por fim, o terceiro capítulo encerra o livro por meio da abertura de horizontes de realização em sala de aula e transformação por meio do cuidado e do ensino.

O livro, publicado pela Editora Dialética, conta com 140 páginas e pode ser adquirido no site da própria editora, pelo valor de R$ 74,90.

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone

Visualizar | |   Comentar     |  



1