Rede Social do Café

T Ó P I C O : SIC 24 – Encontro do Educampo na SIC aborda práticas simples e inovações na cafeicultura

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.187.240

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

SIC 24 – Encontro do Educampo na SIC aborda práticas simples e inovações na cafeicultura


Autor: Leonardo Assad Aoun

54 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/11/2024 17:42:21


Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/11/2024 17:49

 

SIC 24 – Encontro do Educampo na SIC aborda práticas simples e inovações na cafeicultura

 

Evento vai reunir consultores técnicos e cafeicultores mineiros durante um dos eventos mais importantes do café no Brasil

O uso de novas tecnologias, ideias inovadoras e práticas sustentáveis contribuem significativamente para o aumento da eficiência produtiva no agronegócio. Cada vez mais, os produtores precisam estar conectados com ações e tendências que favoreçam o equilíbrio ambiental, social e econômico. Em 2024, o Sebrae Minas traz para o Encontro do Educampo a temática “Cafeicultura além do óbvio e Fazendas Infinitas”, aconteceu durante a 12ª Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. O evento será aberto e destinado a cafeicultores e técnicos do setor.


O Educampo, plataforma de gestão do Sebrae Minas, favorece a rede de compartilhamento de informações e conhecimentos, contribuindo para o aumento da produção, competitividade e rentabilidade das propriedades rurais.

Para orientar os produtores sobre melhores práticas e manejo na cafeicultura, três consultores do Educampo – Flávio Bambini, Caio Lazarini e Rodrigo Ticle – vão comandar um painel no qual abordarão práticas simples no campo, que muitas vezes são desconhecidas, mas que podem fazer a diferença na produção e alavancar os resultados econômicos da atividade.

“Além da exigência dos consumidores por produtos mais responsáveis, estimular práticas responsáveis ​​pode trazer melhorias significativas na produtividade e na gestão de recursos na cafeicultura consciente”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Outra atração do Encontro do Educampo será a presença do diretor da StartSe, Piero

Franceschi, que tem duas décadas de experiência em marketing, estratégia e inovação em posições de liderança em grandes empresas de varejo e alimentação. O especialista vai abordar a necessidade de as propriedades se transformarem e inovarem constantemente para que o negócio se mantenha vivo, sustentável e rentável.

Além disso, Franceschi vai lembrar sobre a importância de os processos estarem conectados às tendências de mercado e destacar comportamentos empreendedores fundamentais para o sucesso da cafeicultura.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, a inovação nas propriedades é vital para o crescimento da produção cafeeira em todo o estado. “A cafeicultura brasileira obteve diversos avanços nos processos nos últimos anos, mas ainda existem muitos desafios a serem superados. A difusão do conhecimento e a adoção de boas práticas são essenciais para equilibrar custos e obter maiores ganhos na produção anual. Com isso, por meio de programas como o Educampo, acreditamos estar no caminho certo para entregar às gerações futuras um cultivo de café mais produtivo e sustentável”, afirma.

Mais de 500 propriedades atendidas

O Educampo atende, atualmente, mais de 500 propriedades de café em todo o estado e conta com 20 empresas parceiras e 35 consultores, com produção estimada de mais de 1,5 milhão de sacas de café e quase 60 mil hectares de área plantada.
No dia a dia, os especialistas treinados pela metodologia Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais, com ferramentas gerenciais exclusivas à disposição. Além da coordenação do Sebrae Minas, o trabalho envolve a participação de associações, cooperativas ou empresas parceiras, que contribuem de forma positiva para a produção no campo.

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1