Rede Social do Café

T Ó P I C O : Sebrae dá visibilidade a produtos de 14 estados na Semana Internacional do Café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.187.232

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Sebrae dá visibilidade a produtos de 14 estados na Semana Internacional do Café


Autor: Leonardo Assad Aoun

28 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/11/2024 16:51:37


Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/11/2024 17:00

 

Sebrae dá visibilidade a produtos de 14 estados na Semana Internacional do Café

 

Uma das maiores feiras do mundo no segmento, o evento tem o objetivo de gerar oportunidades para toda a cadeia do produto

Os cafés de produtores de 14 estados brasileiros que são acompanhados pelo Sebrae integram a Semana Internacional do Café (SIC), que começou na quarta (20) e segue até hoje, sexta-feira (22), no Expominas, em Belo Horizonte (MG). ). O objetivo é dar uma maior visibilidade a 42 regiões e às 16 Indicações Geográficas (IGs) que o produto já tem no país. O evento é uma das maiores feiras do mundo e promove encontro de profissionais nacionais e estrangeiros para gerar oportunidades para toda a cadeia de café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

A abertura da SIC contou com a participação de autoridades, como o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Antônio Carlos Arantes, e o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves.

No estande do Sebrae, nos três dias de evento, será possível acompanhar a apresentação de pitches dos produtos, fazer uma degustação guiada pelos cafés de cada um dos estados, além de conhecer os produtos que possuem Indicação Geográfica (IG). Os principais desafios, harmonização, a importância do IG, os cuidados necessários na produção com as mudanças climáticas e a preparação do café são alguns dos temas que serão debatidos nos três dias no estande do Sebrae.

“Queremos ajudar o produtor com dignidade e dinheiro no bolso. A empresa dele é uma propriedade e ele deve estar neste universo, criar contatos, além de participar de campeonatos e concursos. “Queremos fazer com que a cafeicultura dos pequenos negócios brasileiros tenha reconhecimento pela excelência, diversidade e sustentabilidade, além de fortalecer a cadeia produtiva com acesso aos mercados””, destacou a analista do Núcleo de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae Carmen Sousa.

Um analista reforça o papel do Sebrae no apoio ao setor. “Estamos falando de um universo de mais de 300 mil propriedades rurais de café, das quais 70% são da agricultura familiar. Eles precisam vender e ter mais dignidade. Por isso, é importante que o Sebrae impulsione este setor que produz com qualidade e sustentabilidade, além de possibilitar uma agregação de valor aos seus produtos”, explicou.

Ontem (21), às 18h, o Sebrae promoveu o lançamento da Plataforma Digitalização das IGs, que começou com os produtores de café, mas que será expandida para outros setores. Na ferramenta, é possível encontrar informações dos cafés especiais com origem controlada, como procedência, aroma, cultura, terroir, qualidade, região de produção, se o produtor tem preocupações sociais e ambientais, além de possibilitar a rastreabilidade dos produtos.

Hoje, sexta-feira (22), será lançado o livro “A Revolução do Café Brasileiro – Regiões com Indicação Geográfica”, que conta como os agricultores estão organizados para conquistar o registro do Instituto Nacional de Patrimônio Industrial (INPI). Além disso, durante todo o evento, haverá o Cupping & Negócios, espaço onde produtores poderão participar de encontros com compradores brasileiros e estrangeiros, numa ação do Programa Juntos pelo Agro, uma parceria entre Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Saiba mais

A Semana Internacional do Café (SIC) tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro. A edição deste ano segue até 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e terá como tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”. São esperados 20 mil visitantes de 40 países.

A SIC também comunica as novas tendências e tecnologias do mercado, promovendo práticas produtivas que respeitam a natureza e os seres vivos envolvidos em cada etapa do setor. O evento oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor, com palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Para os participantes, é o momento de se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café, com a troca de conhecimento entre os líderes e gestores.

(Por Agência Sebrae - Estandes do Sebrae na Semana Internacional do Café. Imagem: Marcus Desimoni/NITRO)

Fonte: Garça Online

Visualizar | |   Comentar     |  



1