Rede Social do Café

T Ó P I C O : Semana Internacional do Café atrai mais de 40 países em Belo Horizonte

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.191.319

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Semana Internacional do Café atrai mais de 40 países em Belo Horizonte


Autor: Leonardo Assad Aoun

46 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/11/2024 17:15:35


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/11/2024 17:25

 

Semana Internacional do Café atrai mais de 40 países em Belo Horizonte

 

O Sistema Faemg Senar promoveu a abertura oficial da 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas. O evento termina nesta sexta-feira.

Por Helenice Laguardia/O Tempo

Durante a abertura da Semana Internacional do Café (SIC), jornalistas conversam com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo; vice-governador Matheus Simões; secretário Thales Fernandes e o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Durante a abertura da Semana Internacional do Café (SIC), jornalistas conversam com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo; vice-governador Matheus Simões; secretário Thales Fernandes e o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Foto: Diego Vargas/SeapaMG

O Sistema Faemg Senar promoveu a abertura oficial da 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte.

O evento vai até sexta, dia 22.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio  de Salvo falou sobre a importância do café para a economia mineira, a participação de mais de 170 marcas na SIC, com a expectativa de mais de 30 mil visitantes e o volume de negócios que deve ultrapassar os R$ 60 milhões durante o evento que está recebendo representantes de mais de 40 países.

Produtividade

Antônio de Salvo conta que a produtividade da cafeicultura tem crescido.

"Eram 30, 40 sacas de café por hectare. Já estamos passando em algumas regiões de 80, 100 sacas", calcula o dirigente do Sistema Faemg Senar.

Salvo conta ainda que o café conilon tem crescido de forma firme.

"Temos novas regiões para poder também ter esse outro tipo de cultivar que aceita altitudes mais baixas, temperaturas mais altas", avalia. No mundo, a cada quatro xícaras de café, uma é de Minas Gerais.

Marketing

Antônio de Salvo explica que se os países europeus produzem vinhos e fizeram tantas propagandas desses vinhos durante tantos anos, é preciso fazer propaganda do nosso café.

"Porque o nosso café é o melhor do mundo, é o café produzido de forma mais sustentável no mundo e nós vamos estar juntos", avalia.

Sobre a maior demanda provocada pela China, o dirigente do Sistema Faemg Senar conta que há um mercado gigante à vista.

"Temos jovens chineses não mais tomando chá, mas tomando café", confirma.

Conexão e força

Para Antônio de Salvo, a décima segunda Semana Internacional do Café mostra a força desse setor em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

Para ele, a grande ideia da SIC é conectar todos os elos dessa cadeia.

"Isso aqui é o mais importante trazendo junto cooperativas, Sebrae, Governo de Minas, Assembleia Legislativa, todos os elos responsáveis pelo sucesso dessa cafeicultura".

A SIC é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Codemge, com apoio institucional do Sistema Ocemg.

Exportação

O café é o segundo maior produto exportado de Minas Gerais perdendo somente para o minério de ferro, segundo Antônio de Salvo.

"Vamos ultrapassá-lo, como diz muito bem o nosso vice-governador, porque vamos continuar produzindo mais, melhorando, aumentando a tecnologia", acredita.

"O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e Minas Gerais responde por mais da metade dessa produção. Nosso estado é referência em qualidade e diversidade de cafés", ressalta.

Visualizar | |   Comentar     |  



1