Rede Social do Café

T Ó P I C O : Você sabe quais benefícios à saúde o café proporciona?

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.310.655

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Você sabe quais benefícios à saúde o café proporciona?


Autor: Leonardo Assad Aoun

60 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/08/2024 10:28:37


Leonardo Assad Aoun comentou em: 14/08/2024 10:22

 

Você sabe quais benefícios à saúde o café proporciona?

 

Especialista fala sobre os efeitos da bebida para diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, e estímulo para memória

Você sabe quais benefícios à saúde o café proporciona?

O café é uma bebida rica em vitaminas e minerais, por isso traz diversos benefícios à saúde. Ela pode até mesmo melhorar o humor da pessoa. A explicação é da nutricionista e mestre em ciências da nutrição pela USP, Natália Cristina Lima Rodrigues Alves de Vasconcellos.

“O café tem sido associado a vários benefícios para a saúde, incluindo um menor risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de câncer. Além disso, pode melhorar a função cognitiva e aumentar os níveis de energia. Em quantidade moderada, a bebida pode trazer benefícios neurológicos e atuar como antidepressivo e também melhorar o humor”, destacou.

Antes de mais nada, a notícia é da Canção Nova.

Benefícios e mitos

Segundo Natália Vasconcelllos, a cafeína também pode contribuir com a memória. “Quando consumimos o café, um dos principais efeitos é a estimulação do sistema nervoso, o que pode aumentar o estado de alerta, melhorar a concentração e reduzir a fadiga mental”, comentou.

Alguns mitos sobre o consumo do café são muito presentes na população. Mas, afinal, o que realmente é verdadeiro?

“Alguns mitos comuns sobre o café incluem a crença de que ele é desidratante. Na verdade, a cafeína tem um efeito diurético leve, mas não a ponto de causar desidratação significativa. E que pode causar osteoporose (embora a cafeína possa interferir na absorção de cálcio, o impacto geral na saúde óssea é mínimo). Verdades incluem o potencial de dependência da cafeína com o uso prolongado e excessivo, e a necessidade de moderação para evitar efeitos colaterais negativos”, disse a médica.

Bebida para todas as horas

De antemão, o café pode ser consumido seja em casa ou lugares específicos como, por exemplo, as cafeterias. Zion Andrew Mendes atua como barista há quase quatro anos. Segundo ele, a paixão pelo café não foi imediata.

“Eu não era uma pessoa que gostava de café antes de ser barista. Pois não tinha costume e muito menos conhecimento para fazer e apreciar um bom café. Café é uma bebida que precisa apenas de um tempo para que você goste. Se ainda não gosta é porque não experimentou o suficiente”, comentou.

Ele também relata sua experiência ao conviver diariamente com pessoas que frequentam a cafeteria em que trabalha. “O café acaba sendo, muitas vezes, a bebida que irá acompanhar momentos de grande importância. E, também, levando em consideração a cafeína presente na xícara, que tem o potencial de levantar qualquer um! Pessoas entram na cafeteria desesperadas atrás de um café, pois o dia delas não está rendendo pelo cansaço”, enfatizou.

Curiosidades sobre o café

Por trás dessa bebida especial, também existem algumas curiosidades. Zion cita algumas delas: “Uma das curiosidades mais interessantes sobre o café é que, em uma xícara apenas, temos uma boa quantidade de anti-inflamatórios e antioxidantes, que fazem muito bem para seu corpo e traz benefícios à saúde”, destacou.

“Outra curiosidade é que quanto ‘mais forte’ for o café, menos potencial de ter cafeína ele tem. Visto que a cafeína é extraída, também, pelo maior contato da água com o pó. Então, para você que quer ‘acordar’ com uma xícara de café, quanto mais água, mais cafeína. Basta achar o equilíbrio entre a cafeína e o paladar do seu gosto pessoal”, concluiu.

Em suma, o Brasil é o maior exportador de café do mundo. Sendo assim, a geração de empregos na área da agropecuária nacional é relevante para estados como Minas Gerais e Espírito Santo, que são grandes produtores. E essa geração de emprego anda de mãos dadas também com a receita gerada por esse mercado. Aliás, com muitos cafés sendo comercializados em dólar para Europa, Ásia e Estados Unidos. Como resultado, esse ramo integra mais de 2% das exportações totais brasileiras, segundo a EMBRAPA.

Fonte: Hub do Café

Visualizar | |   Comentar     |  



1