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T Ó P I C O : Comercialização de café no Brasil chega a 40% da produção

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Comercialização de café no Brasil chega a 40% da produção


Autor: Leonardo Assad Aoun

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Último comentário neste tópico em: 13/08/2024 12:54:36


Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/08/2024 12:48

 

Comercialização de café no Brasil chega a 40% da produção

 

Índice está abaixo dos 47% da média dos últimos cinco anos

Por Paulo Santos — São Paulo/Globo Rural

Preço mais alto do café exige uma quantidade menor de sacas para cobrir suas despesas

Preço mais alto do café exige uma quantidade menor de sacas para cobrir suas despesas — Foto: Wenderson Araujo/CNA

As vendas de café do Brasil da temporada 2024/25 chegaram a 40% da produção esperada até o último dia 7 de agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12/8) pela Safras & Mercado.

Esse índice é similar aos 40% registrados nessa mesma época do ano passado, e está aquém dos 47% da média dos últimos cinco anos.

“O ritmo de venda mais escalonado, mesmo com o preço alto, é justificado pelo produtor mais coberto de suas necessidades e capitalizado, em função do bom fluxo de vendas na reta final da temporada passada. Além disso, o preço mais alto do café exige uma quantidade de sacas menor de café para cobrir suas despesas”, disse, em nota, Gil Barabach, consultor da Safras.

Em relação às vendas de tipos de café, a consultoria disse que as negociações envolvendo o arábica alcançaram 38% da produção, abaixo dos 39% do mesmo período do ano anterior e bem distante da média de vendas dos últimos cinco anos, de 46%.

“O fato de os preços seguirem próximo das máximas em reais, encontrando equilíbrio entre oscilações inversas de bolsa e dólar, acaba deixando o produtor mais confortável em sua estratégia de diluir vendas. Se não houver uma queda acentuada nos preços, não devem mudar essa postura”, destacou Barabach.

No caso do conilon, a comercialização chegou a 45%, versus 46% do ano passado e 47% da média plurianual.

“O fluxo de venda do conilon é direcionado ao mercado externo, com dólar valorizado servindo como um fator adicional de impulso à exportação. Já a indústria doméstica restringe compras de conilon e vai elevando o arábica no blend”, completou o analista.

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