Rede Social do Café

T Ó P I C O : Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 27.286.673

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos


Autor: Leonardo Assad Aoun

115 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/02/2024 16:34:24


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/02/2024 16:27

 

Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos

 

Aumento da cobertura florestal em áreas de cafezais incrementa a produtividade das lavouras

Por José Florentino — São Paulo/Globo Rural

Restauração florestal pode ser uma atividade economicamente interessante em áreas de café da Mata Atlântica

Restauração florestal pode ser uma atividade economicamente interessante em áreas de café da Mata Atlântica — Foto: Selva Bizarria

A restauração florestal pode ser uma atividade economicamente interessante em áreas de café da Mata Atlântica. Publicado na revista científica americana One Earth, o estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Os resultados da pesquisa mostram que o aumento dos serviços ecossistêmicos impulsionados pelo reflorestamento, como a polinização, resulta em um incremento na produção de café, compensando os custos com a restauração.

O levantamento considerou diferentes cenários, estabelecendo um limiar em torno de 25% de cobertura florestal nas fazendas como ponto de equilíbrio para que, ao longo de 20 anos, os custos possam ser compensados pelos benefícios.

“São, entretanto, necessárias medidas adicionais, como a consolidação do mercado de carbono, para tornar a restauração amplamente viável e imediatamente atraente para os agricultores”, diz Francisco d'Albertas, doutor em ecologia pela USP. Os cientistas estimam que a venda de créditos de carbono a partir de US$ 20 por tonelada seria ideal.

De acordo com a equipe, essa descoberta pode auxiliar os formuladores de políticas públicas a promover a adoção generalizada da restauração em paisagens agrícolas, aliando a mitigação das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e a produção agrícola.

Além disso, no caso do Brasil, em que a legislação ambiental já prevê a restauração/conservação de vegetação nativa em propriedades rurais, o estudo pode servir como um estímulo adicional para o cumprimento da lei.

Visualizar | |   Comentar     |  



1