T Ó P I C O : Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.546.520
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos
Autor: Leonardo Assad Aoun
167 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 21/02/2024 16:34:24
Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/02/2024 16:27
Ganhos na produção de café com reflorestamento superam custos
Aumento da cobertura florestal em áreas de cafezais incrementa a produtividade das lavouras
Por José Florentino — São Paulo/Globo Rural
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2022/z/B/1OaaAyRUuUiuYMpSDDRw/2019-06-24-cena-do-cafezal-da-fazenda-ip-do-grupo-sertao-que-atua-hoje-em-todo-o-ciclo-do-cafe-do-campo-a-xicara.-credito-selva-bizarria.jpeg)
Restauração florestal pode ser uma atividade economicamente interessante em áreas de café da Mata Atlântica — Foto: Selva Bizarria
A restauração florestal pode ser uma atividade economicamente interessante em áreas de café da Mata Atlântica. Publicado na revista científica americana One Earth, o estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
Os resultados da pesquisa mostram que o aumento dos serviços ecossistêmicos impulsionados pelo reflorestamento, como a polinização, resulta em um incremento na produção de café, compensando os custos com a restauração.
O levantamento considerou diferentes cenários, estabelecendo um limiar em torno de 25% de cobertura florestal nas fazendas como ponto de equilíbrio para que, ao longo de 20 anos, os custos possam ser compensados pelos benefícios.
“São, entretanto, necessárias medidas adicionais, como a consolidação do mercado de carbono, para tornar a restauração amplamente viável e imediatamente atraente para os agricultores”, diz Francisco d'Albertas, doutor em ecologia pela USP. Os cientistas estimam que a venda de créditos de carbono a partir de US$ 20 por tonelada seria ideal.
De acordo com a equipe, essa descoberta pode auxiliar os formuladores de políticas públicas a promover a adoção generalizada da restauração em paisagens agrícolas, aliando a mitigação das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e a produção agrícola.
Além disso, no caso do Brasil, em que a legislação ambiental já prevê a restauração/conservação de vegetação nativa em propriedades rurais, o estudo pode servir como um estímulo adicional para o cumprimento da lei.
Visualizar |
| Comentar
|


