Rede Social do Café

T Ó P I C O : CAPAL: Período mais frio do ano demanda cuidados especiais no cultivo do café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.636.419

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

CAPAL: Período mais frio do ano demanda cuidados especiais no cultivo do café


Autor: Leonardo Assad Aoun

282 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 13/07/2020 16:48:50


Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/07/2020 16:49

 

CAPAL: Período mais frio do ano demanda cuidados especiais no cultivo do café

 

capal 13 07 2020

Em cada estação, período do ano e fase da lavoura é preciso observar práticas de manejo específicas, que atendam às necessidades nutricionais do solo e das plantas. No cultivo do café, a falta de nitrogênio pode prejudicar o enfolhamento, diminuindo o tamanho e a quantidade das folhas. A florada também sofre prejuízos com a falta desse nutriente.

Adubação nitrogenada - Nesse sentido, a adubação nitrogenada é fundamental para garantir o crescimento da planta, o florescimento e a frutificação, mesmo nos períodos mais frios do ano. Embora o crescimento vegetativo seja menor que no verão, ainda há necessidade de realizar adubação nitrogenada, pois neste período o cafeeiro ganha de dois a três entrenós produtivos.

Desenvolvimento - O desenvolvimento da planta justifica a adubação nitrogenada no inverno, principalmente se for uma estação chuvosa e com temperaturas mais elevadas pois, neste caso, o crescimento vegetativo será maior. Quando não se faz uso do adubo nitrogenado no frio, o produtor não obterá o máximo potencial produtivo da lavoura.

Cooperados - Parte dos cooperados da Capal, que conhece os resultados dessa prática de manejo, já realiza a adubação no inverno. A dose do fertilizante é definida com a ajuda da equipe de Assistência Técnica da Capal, levando em consideração o potencial produtivo de cada talhão, mensurado a partir do histórico da área.

Outras medidas - O período mais frio do ano também demanda outros cuidados. Em lavouras esqueletadas, ou seja, podadas, deve-se realizar o manejo fitossanitário visando ao controle preventivo de doenças como antracnose e bactérias, com produtos de contato a base de cobre e outros.

Ferrugem tardia - Em anos com presença de ferrugem tardia, também há a necessidade de aplicações específicas. No caso de lavouras em formação que não serão podadas e lavouras em pós-colheita, o manejo também é importante para cicatrizar danos mecânicos.

Assistência técnica - O Departamento de Assistência Técnica da Capal está à disposição dos produtores associados para fazer as recomendações adequadas e solucionar dúvidas. (Imprensa Capal)

Fonte: Paraná Cooperativo

Visualizar | |   Comentar     |  



1