Rede Social do Café

T Ó P I C O : illycaffè anuncia os 9 países produtores de café do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5102

Visitas: 21.604.185

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

illycaffè anuncia os 9 países produtores de café do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy


Autor: Leonardo Assad Aoun

139 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 12/09/2019 11:21:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/09/2019 11:19

 

illycaffè anuncia os 9 países produtores de café do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy

 

Em outubro, um painel de especialistas julgará os grãos de café da colheita de 2018-19 para determinar o “Best of the Best”

illycaffè anuncia os 9 países produtores de café do 4° Prêmio Internacional Ernesto Illy

A illycaffè, líder global em café de alta qualidade e cultivado de forma sustentável, anunciou os nove países cujos grãos Arabica vão participar do Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA) neste ano. A premiação, que acontecerá em Nova York no dia 16 de outubro, leva o nome do amado líder da segunda geração da illycaffè, que foi pioneiro na cooperação virtuosa com os agricultores visando produzir café sustentável e de alta qualidade.

Os especialistas dos laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram cuidadosamente os grãos de café da safra 2018-19 e selecionaram os seguintes países como participantes do EIICA: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicaragua e Ruanda.

Os três representantes brasileiros são os grandes vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, conhecidos em abril, em São Paulo: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo. A ordem de colocação deles, na premiação nacional, será revelada dentro do EIICA. O prêmio brasileiro, instituído em 1991, se tornou um marco na cafeicultura e lançou as sementes para a illycaffè criar a versão internacional, em 2016.

Premiações nos EUA

Um total de 27 produtores (3 por país) voarão para Nova York para fazer parte de uma cerimônia na ONU, que ocorrerá na manhã do dia 16 de outubro. Porém, apenas 9 finalistas irão para a próxima etapa e competirão pelo Prêmio “Best of the Best” 2019, cujo vencedor será anunciado na mesma noite, durante um jantar de gala no lendário “Jazz at the Lincoln Center”.

O vencedor será escolhido por um júri independente, composto por especialistas internacionais de diferentes áreas (chefs, jornalistas, degustadores profissionais), que provarão e avaliarão os 9 grãos finalistas em três preparações diferentes - espresso, filtrado e frio (cold brew).

Durante o jantar, também será entregue o Prêmio “Coffee Lovers' Choice”, honraria determinada pelos votos dos consumidores durante degustações às cegas nas principais lojas illy na Europa, América do Norte e Ásia.

Na ocasião, a edição 2019 da campanha #THANKSFORTHECOFFEE também será apresentada. Como nos últimos anos, a iniciativa é lançada a cada 1º de outubro para celebrar o Dia Internacional do Café. Neste ano, a illycaffè apresenta #illycoffeemusic, pretendendo contar a jornada do café através da música e seus sons - uma maneira de diminuir a distância entre produtores e consumidores e agradecer aos produtores de todo o mundo.

Dois músicos, o pianista de jazz Danilo Rea e o produtor eletrônico Martux_M, viajaram ao país que venceu o Prêmio Internacional Ernesto Illy em 2018, Ruanda, reunindo sons e imagens, da planta à xícara, visando criar uma composição que será apresentada em um show ao vivo no dia 16 de outubro, durante a noite de gala do EIICA, no templo de jazz da cidade de Nova York.

Os finalistas, em ordem alfabética, são:

Brasil
Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo

Colômbia
Ascafé - Spirit of Peace Ex Combatents, Coocentral e Cooperativa Norte de Nariño

Costa Rica
Coope Atenas R.L., CoopeSabalito R.L. e Marespi S.A.

Etiópia
ASMA Intl. Business, Legesse Sherefa PVT e Tracon Trading PLC

Guatemala
Corporation Cafetelera Potosì, Malubea, S.A. e Plantaciones Agropecuarias, S.A.

Honduras
Cadexsa, Empresa Asociativa Aruco e Las Manzanas

Índia
Buskull Estate, Hoscotte Estate e Tata Coffee Ltd.

Nicarágua
Finca La Independencia, Finca San Jose e Proyecto Lift

Ruanda
Kayumbu CWS, Liza CWS e Ngamba CWS

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1