Rede Social do Café

T Ó P I C O : Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5093

Visitas: 21.471.194

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café


Autor: Leonardo Assad Aoun

39 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 15/05/2019 08:47:41


Leonardo Assad Aoun comentou em: 15/05/2019 09:00

 

Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café

 

Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café

De 14 a 16 de maio, acontece, em Ouro Preto do Oeste e Cacoal, o I Intercâmbio do Café promovido pelo projeto Plantar, que contará com a participação de 25 agricultores familiares que praticam a cafeicultura no município de Machadinho D’Oeste. Serão três dias de imersão, onde os participantes terão acesso às boas práticas de manejo, beneficiamento e um panorama da cultura no Brasil e no mundo.

 

O projeto conta com parceria da Embrapa neste curso e, na primeira parada, em Ouro Preto do Oeste, os agricultores conhecerão o campo experimental de café, onde são realizados experimentos de melhoramento genético e tratos culturais das espécies Coffea canephora e Coffea arábica, utilizadas por agricultores familiares na região.

Em Cacoal, farão uma visita a propriedade de referência na produção de café do proprietário Ronaldo Silva, ganhador do Concafé 2017/2018 - Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, promovido pelo Governo de Rondônia, e visitarão uma indústria de beneficiamento e comercialização do café, que tem entrado no mercado lucrativo e em expansão de grãos especiais.

“O objetivo é compartilhar informações e mostrar diferentes formas de manejo sustentável do café, acesso a mercado e valorização do produto, aumentando e melhorando a qualidade de produção e renda dos agricultores familiares em Rondônia”, salienta Bruna Oliveira, educadora do Centro de Estudos Rioterra.

O Plantar é um projeto pioneiro no país, realizado pelo CES Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.

Fonte: Rondônia Agora

Visualizar | |   Comentar     |  



1