Rede Social do Café

T Ó P I C O : ESTUDO COMPROVA QUE CAFÉ AJUDA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ALZHEIMER E PARKINSON

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.614.969

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

ESTUDO COMPROVA QUE CAFÉ AJUDA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ALZHEIMER E PARKINSON


Autor: Leonardo Assad Aoun

84 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 12/12/2018 09:34:08


Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/12/2018 09:50

 

ESTUDO COMPROVA QUE CAFÉ AJUDA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ALZHEIMER E PARKINSON

 

Agora existem mais benefícios para você apreciar em uma pequena xícara de café pela manhã

cafeO café ajuda no tratamento e previne doenças cerebrais degenerativas (Foto Parkinson Alabama/ Reprodução)

Além de acordar e preparar o seu corpo para o dia, o café pode trazer outros benefícios à saúde. O grão tem poder de prevenir doenças como o Alzheimer e Parkinson. Um estudo realizado pelo Instituto Krembil Brain de Toronto no Canadá, analisou os componentes químicos de três tipos de diferentes de café da marca Starbucks, dentre eles a torra leve, torra escura e torra escura descafeinada. Foram estudadas amostras de dois tipos de proteína (beta-amilóide e tau), ambas envolvidas no desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson, formando placas no cérebro.

A conclusão foi que uma substância chamada fenilindano, que ocorre naturalmente na torrefação, inibe o crescimento de proteínas associadas a doenças cerebrais degenerativas. Na pesquisa, a torra escura foi a que mais ajudou nesse processo, por fornecer maior quantidade destes compostos por xícara.

Os pesquisadores também concluíram que o efeito não vem da cafeína, uma vez que os fenilindanos também estavam presentes nas bebidas sem a substância responsável por fornecer energia.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que apenas de 1 a 2,5% do grão de café é constituído pela cafeína. O resto é um pacote completo de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos clorogênicos. Tais nutrientes correspondem a antioxidantes poderosos, responsáveis pelo combate de radicais livres e pela prevenção de doenças e do envelhecimento precoce das células.

Mas isso não significa que as quantidades estão liberadas. Em 2003, pesquisadores da agência de vigilância sanitária do governo do Canadá, o Health Canada, indicaram o consumo máximo de 400 miligramas de cafeína por adulto, o equivalente a 200 ml por dia. Desde então, outros estudos na área foram realizados e todos concordaram com os parâmetros indicados.

Em 2018, o Brasil se tornou o maior consumidor de café do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, ultrapassando o líder mundial de 2017, os Estados Unidos. Em média, cada brasileiro consome 839 xícaras por ano, cinco vezes mais que a média mundial.

Apesar das boas notícias, não significa que você precisa se preocupar antes daquela pequena xícara pelas manhãs ou após o almoço. Aproveite com moderação e saiba utilizar os benefícios a seu favor.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Visualizar | |   Comentar     |  



1