Rede Social do Café

T Ó P I C O : Colheita de café vai recuperando atraso inicial no Brasil

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.576.144

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Colheita de café vai recuperando atraso inicial no Brasil


Autor: Leonardo Assad Aoun

95 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/07/2018 11:36:58


Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/07/2018 11:50

 

Colheita de café vai recuperando atraso inicial no Brasil

 

O clima favorece e vai sendo confirmada uma safra recorde.

Porto Alegre, 20 de julho de 2018 – Após um começo mais lento e com atraso devido a chuvas, a colheita da safra brasileira de café ganhou ritmo e vai recuperando o tempo perdido. O clima favorece e vai sendo confirmada uma safra recorde.

De acordo com levantamento semanal de SAFRAS & Mercado, a colheita de café da safra brasileira 2018/19 foi indicada em 61% até 17 de julho. A colheita segue atrasada, mas diminuiu o atraso em relação às semanas anteriores. Na semana passada, o índice estava em 53%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2018 de 60,5 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 36,91 milhões de sacas até o dia 17 de julho. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 65%, e na média dos últimos 5 anos para o período em 64%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o clima seco voltou a ajudar e os trabalhos de colheita de café andaram bem no Brasil na última semana. Destaque para o bom avanço no conilon. “A colheita de arábica anda alinhada com a média para o período. E a boa granação vai confirmando as projeções de safra recorde. O clima seco, predominante nas últimas semanas, diminui a oferta de arábica de bebida mais fraca, o que explica a valorização relativa no preço dessas bebidas”, comenta. Além disso, a carência de arábica mais fraco também acaba resultando em uma postura mais agressiva da indústria doméstica em relação ao conilon, observa o consultor.

A colheita de arábica teve bom avanço e alcança 52% da safra, contra 57% em igual época do ano passado e 53% para média do período. Os trabalhos com conilon, apesar da boa acelerada, continuam atrasados em relação ao normal para período. A colheita de conilon no Brasil gira em torno de 86% da safra projetada, comparada a 93% em igual época do ano passado e 96% de média.

Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1