Rede Social do Café

T Ó P I C O : Alunos da terceira turma do Programa Formação por Competência em Mecanização de Café recebem certificados

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5033

Visitas: 20.438.515

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Alunos da terceira turma do Programa Formação por Competência em Mecanização de Café recebem certificados


Autor: Leonardo Assad Aoun

29 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 10/07/2018 16:34:13


Leonardo Assad Aoun comentou em: 10/07/2018 16:49

 

Alunos da terceira turma do Programa Formação por Competência em Mecanização de Café recebem certificados

 

Nessa terça-feira (3), Santana da Vargem, no sul de Minas, realizou a formatura de mais uma turma do programa Formação por Competência em Mecanização – Café do Senar Minas. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório da Cooperativa de Pequenos Produtores (COOPASV).

 

A turma de 16 alunos recebeu o certificado das mãos de representantes do Senar Minas, Sindicato Rural e parceiros do programa. A maioria que formou já está empregada em empresas e fazendas da região. De acordo com coordenador da Formação Profissional Rural do Senar, Luiz Ronilson Araújo Paiva, esse modelo de programa não é exclusividade do Senar Minas, mas também é utilizado na cidade de Turim, na Itália. “Nós trouxemos esse tipo de formação na intenção de oferecer mais oportunidade de emprego para a população do campo; essa é uma proposta de qualificação com qualidade. Tenho certeza que esses novos profissionais saem prontos para serem inseridos no mercado de trabalho”, disse.

kzDGRTZ

O primeiro curso do Formação por Competência em Mecanização – Café foi aplicado na cidade de Santo Antônio do Amparo. Essa é a terceira turma que se forma na área da cafeicultura. A adesão ao curso, segundo o gerente regional do Senar em Lavras, Celso Vieira, tem sido cada vez maior na região do Sul de Minas. “Os jovens já estão saindo empregados. Isso nos causa uma satisfação enorme, porque além de treiná-los para o mercado proporcionamos também uma formação cidadã”, relata o gerente.

O curso de capacitação profissional tem 500 horas de treinamento e é divido em cinco módulos: habilidades básicas, específicas, gerenciais e normas de segurança do trabalho. O treinamento repassa técnicas de operação e manutenção de máquinas utilizadas na cadeia produtiva do café. Em Santana da Vargem, o programa teve o apoio do Sindicato Rural de Santana da Vargem, Prefeitura, Fazenda Samambaia, COOPASV, produtores rurais, entre outros parceiros.

4tzoG9G

“Essa foi uma grande oportunidade que tive na vida. Acho que outros jovens que buscam um trabalho deveriam fazer o curso. Agora sou um profissional do campo, e um trabalhador empregado”, conta o aluno Daniziel Geraldo da Silva, que estava acompanhado dos pais, os trabalhadores rurais Daniela da Silva e Sidnei Adelino da Silva (foto acima). A satisfação tomou conta de todos, inclusive do jovem Guilherme Antônio Siqueira, de 20 anos. “Eu vou aplicar o conhecimento na propriedade da minha família. O curso vai me ajudar a melhorar os negócios e crescer no campo”, disse o aluno. A mãe dele, a trabalhadora do campo Rosana da Silva Siqueira (foto abaixo), estava emocionada, “Esse curso vem somar para o futuro do meu filho. Estou muito satisfeita e feliz com a conquista dele”.

Hd7gzUC

Fonte: Sistema FAEMG (Por Lisa Fávaro – Regional Lavras)/CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1