Rede Social do Café

T Ó P I C O : Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.576.520

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina


Autor: Leonardo Assad Aoun

772 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/02/2018 09:35:18


Leonardo Assad Aoun comentou em: 14/02/2018 06:20

 

Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina

 

Em entrevista exclusiva, a apresentadora comenta as gravações do programa Tá na Hora do Café!

 

Thais de Albuquerque

 

Paula Varejão é apresentadora da série Tá na Hora do Café, do canal Globosat, que mostra o universo da segunda bebida mais consumida no mundo. Passando pelos cafezais e nas melhores cafeterias do Brasil, a série mostra a relação das pessoas com o café. Paula Varejão e sua equipe estiveram na Chapada Diamantina há poucos dias, gravando com produtores e baristas, além de visitar cafeterias e atrativos turísticos.

Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe

Em entrevista exclusiva, saiba qual a opinião da apresentadora sobre os cafés especiais da região e sua experiência turística na Chapada Diamantina.

GCD: O que te fez escolher a Chapada Diamantina para integrar a próxima temporada do programa?
Paula: A Chapada Diamantina é um destino perfeito porque reúne belíssimas paisagens e um dos melhores cafés do mundo.
A segunda temporada do Tá na Hora do Café terá um episódio em cada lugar do planeta, sendo apenas um episódio no Brasil. Dentre todas as opções possíveis no país escolhemos a Chapada, justamente pelo local apresentar essa junção perfeita entre belas imagens, boas histórias e um excelente café!

Conheça a rota turística dos cafés especiais de Piatã.

GCD: Quais atrativos você visitou? 
Paula: Visitamos o Morro do Pai Inácio em Palmeiras; a Cachoeira da Fumaça e Riachinho, no Vale do Capão; os caldeirões do Serrano, em Lençóis; e alguns lugares interessantes de Piatã, como o Restaurante Pé de Serra e as pinturas rupestres numa Lapa da Serra do Gentil, que compõe o Cartão Postal dos 3 morros.

Engraçado que esse último passeio não estava previso, paramos lá para nos proteger da chuva e acabou sendo uma experiência incrível já que a Lapa tem uma vista linda para a pedra que na ocasião apresentava várias cachoeiras. Uma prova de como a Chapada é surpreendente!

Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-pai-inacioPaula no Morro do Pai Inácio. Foto: Instagram @paulavarejao
Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-fumaça-2Gravação na Cachoeira da Fumaça. Foto: Instagram @paulavarejao
Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-serrano
Caldeirões do Serrano. Foto: Instagram @paulavarejao

GCD: Qual deles você mais gostou?
Paula: Difícil dizer. A experiência na Cachoeira da Fumaça foi muito legal, mas o melhor mesmo foram as pessoas. Fomos recebidos com muito carinho e isso foi o que fez da experiência inesquecível.

Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-fumaça-rodolfoAo lado de Rodolfo Moreno, presidente da Coopiatã e produtor do Moreno Café. Foto: @paulaohdo 

Foi ótimo experimentar uma moqueca de Palmito de Jaca feita pela Janice, ao som da sanfona do Stefano na cafeteria Terroá, e participar de um ensaio do bloco “café de litro”, em Piatã!

GCD: Quais pessoas ligadas ao café você entrevistou?
Paula: Entrevistamos o Leo Bittner, do Terroá Cafés Especiais e da cafeteria Terroá, no Vale do Capão; e em Piatã estivemos com o Sr. Antônio Rigno e família, o único cafeicultor do mundo 3 vezes campeão do Cup of Excellence, além do pessoal da CaféTur, que nos ensinou como fazer um bom café na trilha ou em uma lapa, o que foi o nosso caso.

Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-fumaça-rigno
Paula Varejão em visita aos produtores do Café Rigno. Foto: Instagram @cafeteriarigno
Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-piataPaula e Lucas, da Cafetur, fazendo um bom café na trilha. Foto: @paulaohdo 
Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-bastidoresCenas dos bastidores, em Piatã. Foto: @paulaohdo 

GCD: Qual a sua opinião sobre o café da Chapada e os roteiros turísticos? Café e natureza são uma boa combinação?
Paula: O café de Piatã realmente vem despontando como um dos melhores do Brasil e do mundo. Nas minhas viagens vi ele ser oferecido em algumas das mais renomadas cafeterias do planeta, como a Market Lane, em Melbourne – Austrália, por exemplo.
Esse sabor frutado único junto uma uma geografia totalmente imponente e peculiar fazem desse passeio algo realmente marcante.

Além disso, a cafeteria Terroá, no Vale do Capão, é uma das mais aconchegantes que já visitei. O ambiente aberto, com jardim com árvores e mesas de madeira complementam a experiência de se tomar um bom café. Na minha opinião, uma boa cafeteria precisa ter um grãos selecionados de origem, torra fresca, ambiente acolhedor e boa hospitalidade. Eles tiram 10 em todos os quesitos! Além disso, a Serena, esposa do Leo, arrasa nos quitutes e na simpatia. As filhinhas deles são uma gracinha e lá você se sente em casa!

Guia-Chapada-Diamantina-programa-ta-na-hora-do-cafe-terroa
Paula na cafeteria Terroá. Foto: Instagram @paulavarejao

“Foi um grande prazer receber alguém que viajou pelo Brasil inteiro na primeira temporada e agora, na segunda temporada, após passar por diversos países, escolheu a Chapada para fechar os programas. O café da Chapada realmente surpreende. Acho que ninguém espera encontrar cafés com tanta qualidade aqui no meio do mato (risos). Isso mostra que estamos no caminho certo.” comenta Léo Bittner, do Terroá Cafés Especiais.

A segunda temporada do programa Tá na Hora do Café vai ao ar a partir do dia 13 de março, no Mais Globosat (canal 44 da Net), sempre às terças 22h30.

Fonte: Guia Turístico Chapada Diamantina

Visualizar | |   Comentar     |  



1