Rede Social do Café

T Ó P I C O : Rio de Janeiro receberá 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5059

Visitas: 20.523.785

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Rio de Janeiro receberá 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas


Autor: Leonardo Assad Aoun

97 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/01/2018 17:24:04


Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/01/2018 14:13

 

Rio de Janeiro receberá 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas

 

Vencedor da competição, realizada pela BSCA em parceria com a Apex-Brasil, garante vaga para o campeonato mundial da categoria, em Amsterdã, na Holanda

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará, de 26 a 28 de janeiro, na Casa Camolese, no Rio de Janeiro (RJ), o Campeonato Brasileiro de Baristas 2018. Os interessados devem se inscrever diretamente no site da entidade, através do link http://brazilcoffeenation.com.br/campeonatobaristas, e, se as vagas já estiverem preenchidas, fazer a solicitação para inclusão na lista de espera através do e-mail competicoes@bsca.com.br. A 17ª edição da competição é ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Os 24 participantes da competição (definidos por ordem de inscrição) deverão preparar, na fase eliminatória, 12 bebidas: quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Com base em critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso, o júri elegerá os seis melhores classificados, que passarão para a final, no dia 28 de janeiro.
 
Na final, os competidores passarão pelo mesmo processo de avaliação e o profissional com melhor desempenho será eleito campeão brasileiro de baristas, garantindo vaga para representar o País no World Barista Championship 2018, que ocorrerá entre 20 e 23 de junho, em Amsterdã, na Holanda, durante a feira World of Coffee. O árbitro principal da fase final do 17º Campeonato Brasileiro de Baristas será o norueguês residente na Áustria John Stubberud, juiz certificado pela organização World Coffee Events (WCE).
 
Desde 2017, quando se tornou National Body no Brasil da  WCE, entidade organizadora de competições entre profissionais do café em todo o mundo, a BSCA adquiriu os direitos de realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, que garantem a participação dos campeões nacionais nas competições mundiais das sete modalidades existentes: (i) Barista (bebidas com café espresso); (ii) Latte Art (arte com leite e café); (iii) Brewers (café filtrado); (iv) Coffee in Good Spirits (drinques alcoólicos com café); (v) Cup Tasters (prova); (vi) Roasters (torra); e (vii) Cezve/Ibrik (café turco), que não ocorre no Brasil.
 
SERVIÇO
17º Campeonato Brasileiro de Baristas
Data: 26 a 28/01/18
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações via WhatsApp: Vanusia Nogueira (35) 99971-5525 e Helga Andrade (35) 99161-4576

Fonte: BSCA/Notícias Agrícolas

Visualizar | |   Comentar     |  



1