Rede Social do Café

T Ó P I C O : A disputa entre 3corações e JDE em 2018

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5029

Visitas: 20.244.407

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

A disputa entre 3corações e JDE em 2018


Autor: Eduardo Cesar

91 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/01/2018 11:05:39


Eduardo Cesar comentou em: 11/01/2018 07:55

 

A disputa entre 3corações e JDE em 2018

 

Por Bureau de Inteligência Competitiva do Café

A competição entre o Grupo 3corações e a Jacobs Douwe Egberts (JDE) chegou a um novo patamar em 2017. Por serem as duas maiores torrefadoras do Brasil, é natural que cada uma delas busque estratégias para superar a rival. No entanto, o Bureau avalia que entre 2014 e 2016 o Grupo 3corações foi mais arrojado no marketing.

Ele fez parcerias com empresas de sorvetes, balas e chocolates, estampando a sua logomarca em produtos variados. Também fez parcerias com várias cafeterias para fornecer o café utilizado por elas e até contratou um renomado chef para divulgar a marca.

A JDE adotou uma postura mais inovadora a partir de 2017. Em agosto, ela reposicionou a marca L’OR no Brasil com um novo estilo de comunicação e uma linha de cafés especiais. Os novos cafés possuem preço de R$ 75,60 o quilo (cotação em www.cafelor.com.br), enquanto o Café Pilão a vácuo sai por R$ 28,00 o quilo (cotação em www.americanas.com.br).

Pouco depois, em outubro, o 3corações lançou a linha Santa Clara Reserva da Família, a sua aposta para o segmento de cafés especiais. 

As duas empresas também irão se confrontar durante a Copa do Mundo da Rússia, o evento esportivo mais aguardado de 2018. O Grupo 3corações fechou um contrato de patrocínio com a seleção brasileira de futebol. Doze anos atrás, na Copa da Alemanha, seria impensável uma torrefadora patrocinar a seleção nacional. Um sinal de como o mercado cresceu nos últimos anos. O contra-ataque da JDE veio com o anúncio de que a empresa vai patrocinar o jogador Neymar, grande destaque da seleção, em 2018. 

A competição entre 3corações e JDE está aumentando a oferta de cafés especiais nos supermercados e promete gerar comerciais interessantes ao longo do ano, o que é bom para o consumidor. As demais torrefadoras, sem as verbas milionárias que as líderes do mercado possuem, precisarão encontrar alternativas criativas para atrair os consumidores. As redes sociais podem ser um bom caminho para isto.

Texto publicado originalmente na seção "Insights" do Relatório Internacional de Tendências do Café v.6 n.11. Leia o relatório completo.

Acompanhe o Bureau no Facebook.

Visualizar | |   Comentar     |  



1