Rede Social do Café

T Ó P I C O : Realcafé Reserva: um café muito mais do que especial

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.633.233

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Realcafé Reserva: um café muito mais do que especial


Autor: Leonardo Assad Aoun

619 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/12/2017 15:02:46


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/12/2017 11:55

 

Realcafé Reserva: um café muito mais do que especial

 

Marca traz inovação e criatividade para todo o Brasil.

Por Realcafé

do-plantio-a-xicara-sensacoes-que-aquecem-toda-a-cadeia-produtiva-

 

"Cultivar café especial é fazer poesia”. Essa foi a frase do produtor rural Edmar Busato, que tem a sua propriedade localizada em Marechal Floriano, na Região das Montanhas do Espírito Santo. A comparação é interessante. Assim como um poeta deve ter cuidado com cada palavra para marcar a vida de um leitor, quando o assunto é café especial toda cadeia produtiva deve zelar pela qualidade de um grão, que, embora tenha apenas alguns centímetros, impacta positivamente a vida de muita gente até chegar à xícara.

Nessa perspectiva, o Realcafé Reserva, primeira linha de cafés especial da Realcafé desde 1971, é um grande livro de poesias, que começa a ser escrita na Região das Montanhas do Espírito Santo, que tem reconhecimento mundial pela qualidade dos seus grãos. Diariamente, produtores rurais trabalham em suas propriedades no preparo do solo, no plantio, no manejo, na seca, no cuidado com o grão e na colheita do café.

edmar-busato-vencedor-do-ultimo-premio-realcafe-ucc-de-qualidade''Fazer café especial é fazer poesia'', disse o produtor rural Edmar Busato (Foto: Divulgação/Realcafé)

No entanto, para este livro começar a ser escrito foi necessário observação e empenho. Henrique Tristão, idealizador do projeto e gerente comercial da Realcafé, empresa com reconhecimento mundial, percebeu que o mercado nacional precisa ser ainda mais estimulado para o consumo de cafés especiais. Foi nesse momento, que ele sugeriu que a Realcafé, que há décadas já tinha acesso aos melhores produtos do Brasil, “reservasse” grãos de qualidade para fomentar essa cultura no país.

“O Realcafé Reserva nasceu como um café tão bom, que nós precisávamos dividir a sua qualidade com todo o país. Ele muda a vida do agricultor, que especializa as suas práticas de cultivo e vende a sua saca por um valor mais elevado, muda a vida de todos os envolvidos em sua produção, e também a daqueles que consomem, que passam a conhecer o universo dos cafés especiais e se apaixonam”, destaca.

henrique-tristao-idealizador-do-realcafe-reserva-viu-oportunidade-de-entrar-no-mercado-e-fomentar-a-cultura-de-consumo-de-cafes-especial-no-brHenrique Tristão, idealizador do Realcafé Reserva, viu oportunidade de entrar no mercado e fomentar a cultura de consumo de cafés especial no Brasil (Foto: Divulgação/Realcafé)

Uma fábrica que faz um processo artesanal

 

Com um processo todo artesanal do cultivo até chegar à xícara, o Realcafé Reserva seleciona os melhores grãos da Região das Montanhas. O compromisso, no entanto, vai além do cuidado com o grão, mas também deve incluir o cuidado com o desenvolvimento sustentável da propriedade, estimulando que os produtores adquiram boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente.

Feita a seleção e o armazenamento dos grãos, o café vai para a torrefação na fábrica da Realcafé, localizada em Marcílio de Noronha, Viana. Diferente da produção em escala, na qual são toneladas de grãos torrados por hora, a torra do Reserva é feita de forma manual, precisando de um mestre de torra para operá-la. São apenas cinco quilos por batelada, podendo produzir até 16 quilos por hora.

“Trabalhamos desta forma para acompanhar mais de perto cada segundo dedicado a torra. Sabemos que cada grão se comporta de uma forma dentro do torrador. Grãos mais úmidos ou mais densos, por exemplo, tendem a ter torras mais lentas. Isso não significa que ele é melhor ou pior que outros, é apenas uma peculiaridade natural do fruto”, acrescenta Henrique.

processo-do-reserva-e-todo-artesanal.-na-maquina-de-torra-sao-apenas-cinco-quilos-por-batelada-podendo-produzir-ate-16-quilos-por-horaProcesso do Reserva é todo artesanal. Na máquina de torra, são apenas cinco quilos por batelada, podendo produzir até 16 quilos por hora (Foto: Divulgação/Realcafé)

Realcafé Reserva é sinônimo de empreendedorismo, inovação e criatividade

 

Uma startap, incubada por um grupo com reconhecimento mundial, que traz para o mercado nacional os melhores grãos da variedade arábica da Região das Montanhas do Espírito Santo. Para além disso, uma startap que mostra que é possível fomentar a cultura de cafés especiais por meio de um processo artesanal realizado dentro de uma fábrica que produz toneladas de café diariamente. Esse é o Reserva.

O presidente da Realcafé, Sérgio Tristão, destaca que a empresa sempre buscou desenvolver a cafeicultura capixaba por meio da inovação e, quando Henrique Tristão apresentou o projeto do Reserva, todos abraçaram a ideia. “Essa nova linha de cafés especiais é o filho mais novo da Realcafé. Queremos que a marca cresça, impactando positivamente a vida dos produtores e conquistando todos os consumidores com a sua qualidade”, salienta.

criatividade-e-inovacao-presentes-desde-a-embalagem
Criatividade e inovação presentes desde a embalagem (Foto: Divulgação/Realcafé)

Outra inovação do Realcafé Reserva é disponibilizar cápsulas de café espresso compatíveis com o sistema nespresso, facilitando o acesso a um produto de qualidade, fomentando a cultura de café especial em todo o Brasil. “Queremos estimular que as pessoas consumam um produto de qualidade e conheçam esse mundo dos cafés especiais”, acrescentou o idealizador do projeto, Henrique Tristão.

A criatividade também é um dos pilares do Reserva, que tem as suas linhas principais inspiradas no tempo de torra de cada grão. A torra clara, com o nome 430 segundos; a torra média, com o nome de 650 segundos, e a torra escura, 840 segundos. As embalagens, que trazem café em grão ou moído de 250g ou 1kg, também surpreendem com um design morderno e charmoso.

A empresária e digital influencer Márcia Santos foi uma das pessoas que se surpreendeu ao conhecer o Realcafé Reserva. “Quando a gente toma o café do Reserva, já percebemos que é diferenciado e de muita qualidade. Eles chegaram no mercado nivelados com qualquer outra marca de café especial e é perceptível isso desde a embalagem dos cafés. Está tudo muito bonito, inovador e charmoso”, salienta Márcia.

marcia-santos-empresaria-e-digital-influencer-provou-aprovou-e-recomenda-o-realcafe-rreserva
Márcia Santos, empresária e digital influencer, provou, aprovou e recomenda o Realcafé Reserva (Foto: Divulgação/Realcafé)

Reserva e Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade: parceria que chega a todo o país

 

Fundado no ano de 2000 pela Realcafé, em parceria com a torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC), o Prêmio Realcafé/ UCC de Qualidade fomentou o cultivo do café especial no Espírito Santo, elegendo e premiando os melhores cafés especiais da variedade arábica da Região das Montanhas do Espírito Santo.

No total, foram realizadas 14 edições do concurso, distribuindo cerca de R$ 2,5 milhões em prêmios. Desde a 13° edição, realizada em 2015, os produtores capixabas têm um incentivo a mais para participarem do Prêmio: o ganhador se torna uma edição limitada do Reserva. Dessa forma, o seu grão é comercializado em todo nas cafeterias especializadas e melhores restaurantes de todo o país.

Neste ano, o vencedor foi o meeiro José Carlos Velten, que além de R$30.000,00 em dinheiro, comemorou a qualidade do seu cultivo. “Eu estou feliz porque consegui fazer um café de qualidade. Claro que o dinheiro vai ajudar muito, pois eu sou simples e de uma família muito humilde. Mas eu consegui! E agora o meu grão será comercializado em todo o Brasil, o que me faz querer investir e melhorar ainda mais”, disse o produtor rural.

compromisso-com-a-sustentabilidade-da-propriedade-e-um-dos-pilares-do-reserva-Compromisso com a sustentabilidade da propriedade é um dos pilares do Reserva (Foto: Divulgação/Realcafé)

Visualizar | |   Comentar     |  



1