Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mudanças climáticas ameaçam café... Prof Molion rebate....

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.576.645

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mudanças climáticas ameaçam café... Prof Molion rebate....


Autor: Leonardo Assad Aoun

2.190 visitas

6 comentários

Último comentário neste tópico em: 24/10/2017 14:58:47


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/10/2017 22:31

 

Mudanças climáticas ameaçam áreas de cultivo de café na América Latina

 

Mudanças climáticas ameaçam áreas de cultivo de café na América Latina
As mudanças climáticas ameaçam as áreas mais favoráveis para o cultivo de café na América Latina, maior produtor do mundo - AFP

O café cultivado na América Latina, um dos produtos mais apreciados da região, pode ser afetado pelas mudanças climáticas.

Um estudo de pesquisadores latinos projetou que o aumento da temperatura e as mudanças no regime de chuvas afetaria entre 73% e 88% das terras aptas para a produção do grão na região.

“O que vai acontecer é uma redução das áreas aptas para o café por condiciones climáticas, por redução de chuvas e aumento da temperatura”, explicou à AFP Emily Fung, autora do estudo e pesquisadora do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), na Costa Rica.

A especialista explicou que “essas regiões não vão desaparecer, mas serão menos aptas para a produção de café”.

O Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) da Colômbia participou do estudo, que usa cenários futuros de mudança climática para criar modelos de como ficarão as zonas adequadas para cultivo de café arábica, o mais fino entre as variedades do grão, e que requer zonas de altura e clima temperado.

Os resultados apontam que países como Colômbia, México, Guatemala e Costa Rica têm mais possibilidades de se adaptarem às mudanças, porque têm zonas mais altas que podem cultivar café.

Já Honduras e Nicarágua sofreria mais com a perda de áreas cultiváveis, segundo a pesquisa.

As mudanças poderiam ter impacto social significativo, já que 80% do café da América Latina vêm de pequenos produtores, como terras menores que 4 hectares, segundo o estudo.

A América Latina é a principal região produtora de café, com cerca de 5 bilhões de quilos anuais. O Brasil é o líder mundial em cultivo do grão, que tem outros grandes produtores como Colômbia, Honduras, Guatemala, México e Peru.

Via IstoÉ

Visualizar | |   Comentar     |  


Leonardo Assad Aoun comentou em: 19/10/2017 13:09

 

#CAFÉ ESTA AMEAÇADO NA AMÉRICA LATINA

 

Via Gazelec World News

Visualizar | |   Comentar     |  


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/10/2017 21:02

 

#Mudanças climáticas ameaçam áreas de cultivo de café na América Latina – século News

 

O café cultivado na América Latina, um dos produtos mais apreciados da região, pode ser afetado pelas mudanças climáticas. O Brasil é o líder mundial em cultivo do grão.

Via RedeSeculo21

Visualizar | |   Comentar     |  


luiz carlos molion comentou em: 22/10/2017 22:11

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Meus caros, 

esse estudo que afirma que mudanças climáticas deve afetar as áreas de café é baseados apenas em modelos de clima. Tais modelos são rudimentares, não conseguem reproduzir o clima global atual e os cenários de CO2 que tuilizam são fictícios. Portanto, seus resultados não se prestam para esse tipo de de conclusão. Não existe "mudança climática" provocada pelo homem. o que existe é uma variabilidade natural do clima que se repete alternado períodos quente/frio e seco/úmido. Ou seja, esse estudo e suas conclussões não servem para nada. ABS. Molion

Visualizar | |   Comentar     |  


Reinaldo Bortone "Anunciador da boa Palavra" comentou em: 24/10/2017 11:28

 

MUDANÇA CLIMATICA AM,EAÇA CAFE NA AMRERICA LATINA NO PROXIMO ANO

 

Se fosse essa a manchete seria ESPETACULAR....más como isso não vai acontecer tão cedo, é mais um "Anunciador da Má Palavra",este espaço parece que é utilizado somente para dar noticías ruins...ou eu estou errado??? 

Visualizar | |   Comentar     |  


João Batista Silva Araujo comentou em: 24/10/2017 11:50

 

Mudança climática

 

Me parece claro, e bem explicado pelos especialistas, que os ciclos de aproximação e distanciamento do sol são as maiores influências sobre o clima, dentre outros fatores. No longo prazo provocam períodos de glaciação e degelo, abaixamento e elevação dos mares etc. 
O que me move na discussão da mudança climática é o efeito de "curto prazo" das alterações humanas sobre o ambiente e são várias perguntas.
- Qual o impacto de jogar para na atmosfera CO2 da queima de carvão, petróleo e gás natural? As reservas fósseis formam um estoque de carbono maior que o da vegetação sobre a terra. Não devemos esqucer do calcário.
- Qual o impacto de suprimir a vegetação de cerrado? (maior parte da vegetação do cerrado corresponde às raizes - abaixo da superfície). Em que isso altera o ciclo da água? a formação de nascentes? Os rios?

Qual o impacto de retirar a floresta amazônica? Há relação entre a água armazenada na vegetação, a transpiração e as chuvas locais? 

A retirada da floresta atlânica alterou a retenção de água das chuvas? alterou a absorção de energia solar? o que a retirada de um corpo florestal ao longo do litoral, da dimensão da mata atlântica, pode ter alterado no clima?

Me parece difícil convencer que a atuação humana não cause mudanças no clima.  Mesmo que com menos força ou impacto que as grandes causas naturais sobre o clima da terra.

Visualizar | |   Comentar     |  



1