Rede Social do Café

T Ó P I C O : Vem aí o 3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana 2017

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 4960

Visitas: 19.029.089

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Vem aí o 3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana 2017


Autor: Leonardo Assad Aoun

85 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 20/03/2017 21:17:58


Leonardo Assad Aoun comentou em: 20/03/2017 18:03

 

Vem aí o 3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana 2017

 

Para esta edição, a AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana) traz o especialista Leonardo Custódio, Supervisor de Qualidade da Agro Fonte Altapara falar sobre a Evolução dos Sistemas de Secagem – etapa importante da pós-colheita e fundamental para a obtenção de cafés especiais.

O evento, com o apoio da Cocapec, Pinhalense e Macieski, acontece no dia 23 de março, às 7h30, no Hotel Dan Inn, em Franca, SP e é aberto ao público, em geral.

O Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana, criado em 2015 pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, tem como objetivo trazer informação, compartilhar conhecimento e promover debates entre especialistas em café e cafeicultores da Região da Alta Mogiana.

Para 2017, o mote será a Evolução dos Sistemas de Secagem – etapa importante da pós-colheita e fundamental para a obtenção de cafés especiais. Como estão surgindo novos equipamentos no mercado e novas técnicas de manejo no pós-colheita, com o objetivo de produzir cafés de melhor qualidade, a AMSC resolveu trazer este tema importante para debater junto aos seus produtores.

Uma das novidades apresentadas é a fermentação a seco em cafés naturais. “Antes, só se fermentava cafés descascados em tanques. Esse novo método confere ao grão uma bebida diferenciada, exótica. Um perfil de sabor que vem se destacando em concursos de qualidade”, conta o especialista Júlio Ferreira, diretor da Mogiana, Assessoria em Cafés Especiais.

À frente dos palestrantes desta edição está Leonardo Custódio, Supervisor de Qualidade da Agro Fonte alta, com um extenso currículo, que vai de barista, juiz de campeonato de baristas e de outros concursos de qualidade, passando por analista sensorial de alimentos, no módulo café, técnico em cafeicultura e mestre de torra, até classificador da conceituada marca Illy.

Sobre o Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana

Os temas abordados no Fórum buscam apoiar o desenvolvimento da cafeicultura da Região da Alta Mogiana e trazer embasamento técnico-científico voltado para a melhoria contínua da qualidade dos grãos e inovação nos processos produtivos e de gestão.

Em 2016, o Fórum contou com a participação de mais de 140 produtores, o dobro do número de participantes do seu ano de lançamento. Para 2017, a expectativa é chegar a 200.

Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana

A AMSC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005, por um grupo de cafeicultores, com a missão de valorizar e promover o café da Região da Alta Mogiana, criando um senso de referência por meio do conceito de origem, que leve os consumidores a associarem origem, produto e qualidade. Sua visão consiste em promover os cafeicultores e os cafés especiais da Alta Mogiana, oferecendo aos associados oportunidades de crescimento e desenvolvimento através de educação, treinamento e acesso a novos canais de comercialização. Hoje, a AMSC conta com 80 associados diretos, mais de 2,2 mil produtores abrangidos com acesso ao Selo de Origem e Qualidade. Além de realizar anualmente o Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana, em sua 3ª edição, também é responsável pelo Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, que terá sua 15ª edição em 2017. A AMSC já foi sede do Cup of Excellence Naturals, em 2015, e tem o Reconhecimento do Arranjo Produtivo Local de cafés especiais atestado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Estado de SP.

Selo de Indicação Geográfica

O IG é um selo que identifica e protege os cafés da Alta Mogiana, por suas características únicas, preservando sua cultura, sua história e sua gente. Tem como objetivo diferenciar um produto e seu produtor, apontando sua origem geográfica e suas condições de produção.

Região da Alta Mogiana: Vivencie a inspiração pelo café

Cravada numa área de 100 mil hectares de café, a Região da Alta Mogiana abrange 15 municípios paulistas e 8 municípios mineiros e conta com, aproximadamente, 5 mil cafeicultores que produzem em média 2,5 milhões de sacas de 60 kg/aa. Mais que produzir grãos de qualidade, seus produtores buscam a excelência, do plantio à prateleira. Para tal, cultivam parcerias autênticas, que promovem uma evolução contínua e responsável da Região e dos produtores. O intuito é, através do café, inspirar as pessoas a construírem um futuro melhor.

Serviço

3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana 2017

Tema: Evolução de Sistemas de Secagem
Data: 23 de março de 2017
Hora: das 7h30 às 12h
Local: Hotel Dan Inn
Endereço: R. Alfredo Tosi, 1088 - Núcleo Agricola Alpha, Franca - SP
Público alvo: Cafeicultores da Região da Alta Mogiana
Público estimado: 200 participantes
Apoio: Cocapec, Pinhalense e Macieski

Visualizar | |   Comentar     |  



1