T Ó P I C O : Oeste da Bahia: Abapa recupera Estrada do Café
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 27.183.251
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Oeste da Bahia: Abapa recupera Estrada do Café
Autor: Carla de Pádua Martins
824 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 27/02/2014 20:47:23
Carla de Pádua Martins comentou em: 27/02/2014 20:46
Oeste da Bahia: Abapa recupera Estrada do Café
Ascom Abapa
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) iniciou no último dia 24, a recuperação de mais uma vicinal, a Estrada do Café, trecho localizado no Anel da Soja, no município de Barreiras, Oeste da Bahia. A ação faz parte do Projeto de Conservação dos Recursos Naturais da Lavoura de Algodão e Escoamento da Produção, conhecido também, como Patrulha Mecanizada, desenvolvido pela Abapa, e viabilizado através de uma parceria público-privada entre Abapa, produtores da localidade e a Prefeitura de Barreiras.
Para a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, a logística precária para a entrada de insumos e escoamento da produção, sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. “Com a recuperação das estradas vicinais, através do Projeto Patrulha Mecanizada, estamos minimizando esse gargalo na produção e promovendo a preservação do meio ambiente, através da conservação das águas pluviais no lençol freático”, ressaltou Isabel.
Nessa obra, será recuperado um trecho de 56 km. Para o produtor Celestino Zanela, o resultado dessa obra é de grande importância para toda a cadeia produtiva. “Em condições normais teríamos que utilizar as nossas próprias máquinas e equipamentos, como lâminas puxadas com trator, e fazer somente o alisamento da terra, não teríamos a capacidade de realizar o trabalho que está sendo realizado pela Abapa, que possui maquinários de grande porte. Nós, produtores da linha Estrada do Café, apoiamos esta iniciativa e estamos firmes nessa parceria”, afirmou o produtor.
O motorista, José Vital Lobo Júnior, que passa pela estrada de duas a três vezes por semana, já percebeu a melhoria e ressaltou os prejuízos financeiros que as más condições da estrada vinham gerando. “Essa é uma estrada difícil, com buracos e ‘costela de vaca’, em poucos dias já deu pra perceber os benefícios que essa obra trará, facilitando muito o trabalho da gente. Já tivemos muitos prejuízos com molas e caminhões quebrados. O serviço atrasava e isso era ruim pra todo mundo”, disse o motorista.
O Projeto que tem como meta a recuperação de mais de 350 km das estradas vicinais dos núcleos produtores de algodão em 2014, além das parcerias firmadas com produtores e prefeituras municipais, conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O Projeto contempla os municípios de Barreiras, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves, Cocos e Correntina.
JORNAL Nova Fronteira
Visualizar | | Comentar |