Rede Social do Café

T Ó P I C O : Testamos 12 marcas de café em cápsula do mercado; veja qual ganhou o 3º lugar

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.779.792

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Testamos 12 marcas de café em cápsula do mercado; veja qual ganhou o 3º lugar


Autor: Leonardo Assad Aoun

77 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 23/05/2026 21:23:23


Leonardo Assad Aoun comentou em: 23/05/2026 21:44

 

Testamos 12 marcas de café em cápsula do mercado; veja qual ganhou o 3º lugar

 

Confira qual rótulo ganhou o Selo Bronze na avaliação às cegas realizada pelo Paladar

Por Radar | Estadão

A tecnologia das porções individuais de café teve início no fim da década de 1970, quando Eric Favre, engenheiro suíço da Nestlé, buscou reproduzir o método dos baristas italianos para criar uma bebida cremosa e intensa sob alta pressão. Lançada comercialmente em 1986, essa invenção só deixou de ser considerada um item de luxo a partir dos anos 2000.

Para descobrir quais marcas de cápsulas de café realmente entregam qualidade, o Paladar realizou uma avaliação com 12 rótulos brasileiros disponíveis no mercado.

O júri

O corpo de jurados foi composto pelos baristas e consultores Cauã Sperling e Eliana Relvas, pela mestre de torra e fundadora da Massemba Cafés, Elis Bambil, e por Tavião Albuquerque, criador de conteúdo e sócio do Pato Rei.

Critérios de avaliação

Para definir a qualidade de cada amostra, o júri se baseou em cinco pilares: aroma, corpo, sabor, equilíbrio e persistência. A busca dos especialistas foi por uma complexidade que superasse o amargor tradicional, valorizando nuances sensoriais mais profundas.

Como foi o teste?

A imparcialidade foi a regra absoluta durante todo o processo, seguindo o regulamento Paladar Testou. Todas as amostras foram adquiridas de forma anônima em supermercados e empórios, sem que as marcas soubessem da avaliação.

No dia da degustação, os cafés foram extraídos em uma máquina Nespresso nova e servidos sem qualquer identificação para os jurados.

Selo Bronze

O café em cápsula da marca Pilão conquistou a terceira posição na avaliação dos especialistas, sendo descrito como levemente mais encorpado que a média dos concorrentes e apresentou aromas interessantes aos olhos do júri.

Apesar do bom desempenho que lhe garantiu o Selo de Bronze, a bebida recebeu críticas pelo excesso de amargor e pela torra muito elevada.

Pilão

Pilão  Foto: Werther Santana/Estadao

Outros destaques

O primeiro lugar do teste ficou com a Baggio, elogiada por seu perfil frutado e acidez equilibrada, enquanto a Baobá garantiu a segunda colocação com uma bebida suave e delicada.

Para conferir a avaliação detalhada das outras nove marcas, vale acessar o ranking completo.

Visualizar | |   Comentar     |  



1